Pesquisar No Site

Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba

Publicado em: 15/03/2019
Destaques
Geogames
Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba

Os alunos da rede municipal de Caraguatatuba prosseguem seu aprendizado de Geografia de forma lúdica, por meio do projeto Geogames, criado pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar. Nessa quinta-feira (14/03), foi a vez da seletiva do Geogames, na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo). Os alunos que representarão a unidade escolar na final, dia 29, no Teatro Mario Covas, são Adriano dos Santos Ramos, 9ºB, 14 anos, e Kauan Barbosa Machado, 9ºC, 12 anos. Os dois conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar.

#PraCegoVer: Treze alunos posam para foto junto ao professor

De acordo com o campeão, o projeto Geogames abriu uma nova perspectiva do mundo para ele. “Estudei e treinei durante um mês na plataforma do jogo. Antes, só sabia onde está localizado o Brasil e a América do Sul. Agora, também sei onde fica o Sudão, Mongólia, Chade e outros lugares. Tenho a visão do mundo por inteiro”, afirmou Adriano.

Já o vice-campeão, Kauan Barbosa Machado, 9º ano C, avaliou que o jogo foi difícil e com muito bons competidores. “Treinei muito na escola e em casa. Antes não conseguia achar a localização dos países, como por exemplo, Miamar. Aprendi a localizar nos mapas países e cidades. O Geogames facilitou muito o aprendizado”, disse.

Para o diretor da unidade escolar, Fábio Luís dos Santos Coelho, esse projeto foi um sucesso. “Todos os alunos que participaram, ampliaram a visão do mundo. Muitos se superaram como o Adriano, que não tem computador em casa, mas diariamente vinha para escola estudar no laboratório de informática e acabou vencendo a competição”, ressaltou.

GeoGames – A proposta vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula.

Ele substituiu as aulas tradicionais de “decoreba” por práticas lúdicas onde o aluno descobre cidades, estados e países em jogos virtuais.

#PraCegoVer: Em sala de aula, alunos portando medalhes no peito, posam segurando uma barra de chocolate

“O Geogames cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia”. O objetivo é ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogame.

A prática pedagógica deu tão certo que o GeoGames foi expandido este ano para outras unidades escolares. As regras do jogo são simples: todos do 6º ao 9º ano poderiam participar das seletivas que se encerram hoje (15).

Em cada escola, os estudantes passaram por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes.

Os dois alunos melhores colocados de cada unidade encaram a final, na próxima sexta-feira, dia 29, durante o Educatech, no Teatro Mario Covas.

Haverá premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024