Pesquisar No Site

Munícipes já podem utilizar novo Ecoponto instalado no bairro Martim de Sá

Destaques
foto 1
Munícipes já podem utilizar novo Ecoponto instalado no bairro Martim de Sá

#PraCegoVer: Área Verde no entorno adotada por empresa de paisagismo (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Entrou em funcionamento hoje (23/01) o segundo Ecoponto em Caraguatatuba, localizado na Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá, próximo a Praça do ParCão. O espaço irá funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 17h (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados, das 8h às 12h.  O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

A área foi definida junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, após avaliação no bairro, onde foram constatados diversos pontos de descarte irregular. A comerciante Edna, moradora nas proximidades, adorou a ideia é foi a primeira a realizar a entrega voluntária no Ecoponto. “Achei uma ótima ideia. Meu comércio utiliza muitas caixas de madeira e o descarte sempre foi um desafio para mim. Mas agora sei que posso trazer aqui. É fácil e ajudamos o meio ambiente”, destacou.

Um diferencial deste Ecoponto é que a área no entorno receberá manutenção e paisagismo oferecido pela empresa Árvore Mãe por meio do Programa Adote o Verde, visando valorizar os espaços verdes, sendo mais um espaço para passeio e descanso, próximo a Praça do Parcão.

#PraCegoVer: Placa Ecoponto informando o que é o que não é permitido, caçambas ao fundo (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, a participação da comunidade fará toda a diferença. “Queremos que os Ecopontos sejam utilizados com frequência por todos os moradores. Isso não é só importante para o meio ambiente, mas também tem impacto direto na saúde e limpeza pública. Quando o morador traz o resíduo para este espaço, nós conseguimos fazer a destinação correta”, explicou.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A coleta da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja sempre limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido. A instalação de Ecopontos faz parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra brucelose bovina
Prefeitura inicia campanha de vacinação contra brucelose bovina

Na última terça-feira (28/05), foi realizada a primeira etapa da vacinação contra Brucelose Bovina. A campanha é realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, e podem participar apenas os pequenos produtores rurais cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba. Eles

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 29/05/2019
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe na quarta-feira (26/06), às 15h, o lançamento do catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado em Jacareí. A palestra ‘Redescobrindo o MAV’ será ministrada por Cinthia Mayumi Aizawa, autora do catálogo e é aberta ao público.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/06/2019
Exército Brasileiro realiza palestra para alunos da rede municipal
Exército Brasileiro realiza palestra para alunos da rede municipal

Os militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava realizaram nesta quarta-feira (22/05), uma palestra para os alunos do 9º ano da EMEF Prof. Euclydes Ferreira. A palestra realizada no auditório da escola abordou a importância do Serviço Militar para os jovens e os concursos públicos que o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/05/2019
Stand Up ‘E olha que eu tô sóbrio’, com humorista Marcio Donato, encerra agenda de maio do TMC
Stand Up ‘E olha que eu tô sóbrio’, com humorista Marcio Donato, encerra agenda de maio do TMC

O Teatro Mario Covas (TMC) encerra sua agenda de maio com o humor de Marcio Donato, integrante do grupo 4 Amigos, em seu mais novo stand up ‘E olha que eu tô sóbrio’. A apresentação é sexta-feira (31/05), às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos no Wizard Idiomas e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/05/2019
Prefeitura de Caraguatatuba inicia inscrições para nova turma do curso Empreenda do Sebrae/SP
Prefeitura de Caraguatatuba inicia inscrições para nova turma do curso Empreenda do Sebrae/SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, está com inscrições abertas para o curso Empreenda do Sebrae/SP até às 23h59 do dia 23 de junho (domingo), pelo link https://sebrae-aqui-caraguatatuba.negocio.site/?m=true. O curso adquirido pela Prefeitura de Caraguatatuba será oferecido pelo Sebrae/SP para quem deseja desenvolver práticas e comportamentos

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 28/05/2019