Pesquisar No Site

MACC recebe doação de osso centenário de baleia-verdadeira

Publicado em: 25/08/2017
IMG_20170823_101621372
MACC recebe doação de osso centenário de baleia-verdadeira

O Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – recebeu, esta semana, a doação de um osso centenário de baleia. A entrega foi feita pelo chef de cozinha aposentado, Milton Almeida Ramos, 64 anos, morador na Praia das Palmeiras, que estava com a relíquia há pelo menos 15 anos.

“Faz tempo que quero fazer essa doação, mas nunca dava certo. Semana passada passei em frente ao museu e fiz o primeiro contato. Agora deu certo”.

MACC recebe doação de osso centenário de baleia verdadeira (Fotos: Mara Cirino e JC Curtis/Fundacc)

Fotos: Mara Cirino e JC Curtis/Fundacc

Ele conta que recebeu o osso de uma quiosqueira que ficava na boca da barra do Juqueriquerê, na região sul de Caraguatatuba e que só com ela ele estava há mais de 40 anos. “Ela me contou que o encontrou enterrado na areia próximo à barra”.

Sem saber a valiosidade do osso, seu Milton achou que o melhor lugar, agora, é a exposição em um local que todos possam contemplá-lo.

O oceanógrafo e diretor consultivo da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba, Ronaldo Cherbele, explica que trata-se do osso da nadadeira peitoral de uma baleia verdadeira, provavelmente uma Jubarte, entre 15 e 20 quilos, com 55 centímetros de comprimento, 25 cm de espessura no ponto central e 38 cm no ponto de inserção com a omoplata”.

Ele ficou impressionado com a peça e a doação. “Fico feliz com isso porque a decisão de expôr este osso resgata a história de Caraguatatuba que é uma cidade costeira”.

Junto com Cherbele esteve presente a bióloga e analista ambiental da secretaria, Priscila Barsotti, e os dois farão a ponte para a melhor identificação do material doado.

“Vamos encaminhar ao Instituto Argonauta e ao Aquário de Ubatuba que podem fazer uma melhor identificação do osso, do animal e até a data dele”, disse Priscila.

De acordo com o diretor do MACC, Alexander Palaiologos, o material ficará em quarentena para que possa ser feita as identificações possíveis, inclusive em relação aos anos, antes que ele fique exposto.

Atualmente, o museu já conta com uma ossada de baleia (coluna vertebral) que foi doada em 2002.

Para ele, a nova doação “trata-se de um ganho muito valioso porque conta a história do município quando era comum o uso do óleo de baleia e a mistura para fazer casas, apesar da parte peitoral não ter essa finalidade”.

Levantamento histórico feito pelo diretor do Museu mostra que a caça da baleia no Litoral Paulista era de suma importância, pois seu óleo era um dos principais combustíveis da época, usado em lamparinas, na fabricação de sabão, velas, lubrificação de embreagens e como aglutinante para petrificar a argamassa empregada nas construções de casas.

Ainda conforme Palaiologos, a pesca da baleia foi muito importante nos séculos XVII ao XVIII. “A doação desse osso tão antigo traz relevante informação e confirmação histórica de que em Caraguatatuba haviam baleeiros camuflados sob a condição de pescador e que trabalhavam na Armação (antigo entreposto baleeiro), principalmente no de Ilhabela”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024