Pesquisar No Site
Corpo de Baile de Caraguatatuba é vencedor do Prêmio Governador do Estado 2017

Corpo de Baile de Caraguatatuba é vencedor do Prêmio Governador do Estado 2017
O Corpo de Baile de Caraguatatuba recebeu, na noite de segunda (29), o Prêmio Governador do Estado para a Cultura, o mais alto prêmio cultural do Estado, pelo espetáculo “Colcha de Retalhos”. O troféu foi entregue em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em São Paulo, pelas mãos do renomado coreógrafo, diretor e bailarino Ismael Ivo. Outros artistas em nove categorias foram premiados.

Corpo de Baile de Caraguatatuba é vencedor do Prêmio Governador do Estado 2017 (Fotos: Divulgação/PMC)
Mais quatro grupos participaram da votação pública, que estava disponível no site do Prêmio. O Corpo de Baile venceu com 62% dos votos. Ao receber o troféu, a diretora artística do grupo e coordenadora de dança da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Cristina Neves, agradeceu: “Esse prêmio é o resultado de um trabalho continuado em dança e também redescoberto através do Projeto ‘Qualificação em Dança ao olhar do Ismael’, da Cássia (Navas) e de muitos outros que tornaram possível nós estarmos aqui hoje”, conta. “Pudemos circular com esse espetáculo e, para nós, é uma satisfação muito grande. Um impulso a mais para a continuidade”.
Ismael Ivo parabenizou o grupo. “É um grupo pelo qual eu tive grande prazer em auxiliar e avaliar. De uma sala de 30 alunos, normalmente sai um bailarino. No Qualificação em Dança tivemos vários grupos e só o Corpo de Baile se destacou”.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo grupo e um orgulho para a cidade de Caraguatatuba. “Um orgulho para cada apresentação realizada, para a dedicação de cada um desses meninos que ensaiam incansavelmente para apresentar o mais belo espetáculo”.
Ela ainda fez questão de parabenizar a diretora do grupo, Cristina Neves que tem levado os bailarinos a buscar o que há de melhor dentro de cada um. “A Cristina está sempre com o grupo, coordena nossa área de dança e descobre o talento existente em cada profissional”.
O Prêmio
Criado em 1950, o prêmio era disputado pela classe artística tanto pelo reconhecimento proporcionado, quanto pela quantia oferecida aos vencedores. Pessoas, entidades, grupos e obras são homenageados na premiação, que é uma das maiores da área cultural.
De acordo com José Luiz Pena, secretário estadual da Cultural, “dentre os indicados, buscou-se valorizar não só a produção das regiões centrais da capital, mas também ações e personalidades que atuam nas bordas da cidade de São Paulo, artistas e coletivos da grande São Paulo e Interior, garantindo assim abrangência estadual.
De acordo com Cristina, o objetivo agora é continuar o trabalho e ir pelo caminho da profissionalização. “Eles (Corpo de Baile) não são mais tão jovens assim, colheram esse fruto e isso se agrega ao currículo de cada um”, explica Cristina. “Vamos inscrever uma nova produção no ProAC – Programa de Ação Cultural para circular o quanto for possível, já que a intenção do artista é sempre estar com o público”.
Corpo de Baile de Caraguatatuba
Desde 2001 o grupo participa dos principais festivais de dança do país. Por conta do amadurecimento técnico e artístico, em 2008 começou a realizar um trabalho profissionalizante, onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.
Colcha de Retalhos
Com duração de 40 minutos, o trabalho relata o olhar que o homem lança sobre o mundo que o cerca e sobre si mesmo.
Quando o particular (individual) se impõe, instaura-se um conflito, um elemento de perturbação. Inspirado no pensamento de Platão onde a contemplação é a forma que este homem encontra para transformar a si mesmo.
Ele não está confinado no próprio mundo, mas mantém uma relação constante com o suprassensível, com as idéias e com o inteligível. Dessa maneira, o homem deveria mergulhar com atenção em si. ‘Colcha de Retalhos’ propõe um relato intrínseco da importância do ser individual no conjunto sociedade.
O elenco é composto pelos integrantes do Corpo de Baile Cristian Rocha, Valdinei Silva, Elisa Venâncio, Barbara Detusk, Samantha Delfino, Ysadora Dias e Octávio Poletti.
Veja Também Recentes

Operação SP Sem Fogo reforça prevenção e combate a incêndios em Caraguatatuba
A Operação SP Sem Fogo está em vigor em Caraguatatuba para reforçar a conscientização da população sobre a prevenção e o combate a incêndios florestais. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Defesa

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Guarda Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu na tarde de terça-feira (9/7) um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Nova Caraguá I, região do Pegorelli. A ocorrência foi registrada por volta das 16h40, na Rua Três. De acordo com o boletim, durante patrulhamento da equipe da Inspetoria em

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na