Pesquisar No Site
Instalação de cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba é tema de segunda audiência no Legislativo
Instalação de cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba é tema de segunda audiência no Legislativo
O projeto de lei complementar que altera parcialmente a LC nº 93/2022 (que dispõe sobre a concessão e normatização dos serviços funerários no âmbito do Município de Caraguatatuba e dá outras providências) foi debatido em duas audiências públicas na última segunda e na quarta-feira (13 e 8/4), na Câmara de Caraguatatuba, no Centro.
A proposta do Executivo aborda a implantação, organização, delegação e prestação dos serviços públicos de cemitérios verticais e de crematórios no município.
O secretário adjunto de Administração, Felipe Macedo Costa; o diretor de Patrimônio e Infraestrutura da Secretaria de Administração, Daniel Malerba; e o procurador jurídico, Danilo Augusto Reis Barbosa Miranda e Silva, representaram a Prefeitura de Caraguatatuba na última segunda-feira (13)
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, abriu a audiência, que foi coordenada pelo vice-presidente, Islando Ramos Pessoa (Bigode), acompanhado das vereadoras e vereadores: Vilma Teixeira, Cássia Gonçalves (Cássia do PT), Gislaine de Oliveira (Dra Lalá), Vera Morais, Marcelo Pereira, José Eduardo da Silva (Duda Silva), Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) e Elizeu Onofre da Silva (Ceará).
O procurador do município, Danilo Augusto Reis Barbosa Miranda e Silva, deu detalhes sobre o modelo de concessão pública previsto no projeto de implantação, organização, delegação e prestação dos serviços públicos de cemitérios verticais e de crematórios em Caraguatatuba. “A proposta traz a obrigatoriedade de licitação, investimento privado sem custo direto ao município, mas a fiscalização e o controle permanecem com o município, que tem o papel regular de fiscalizar o serviço, aprovar tarifas, exigir qualidade no atendimento e fiscalizar o comprimento contratual”, destacou. “Do ponto de vista da segurança jurídica o projeto se adéqua à Lei das Concessões (Lei nº 8.987/1995) e à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), traz compatibilidade do prazo de concessão com os investimentos e adequação ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre transferência da concessão”, concluiu.
Plano Diretor
O art. 74 do Plano Diretor (Lei Complementar nº 42/2011) estabelece deveres específicos na prestação dos serviços funerários, impondo ao Município garantir tratamento igualitário (inciso I), segurança e acessibilidade (inciso II), e sobretudo a ampliação do atendimento funerário, “criando ou incentivando a implantação de novos cemitérios, inclusive verticais” (inciso III), além de incentivar a implantação de, no mínimo, um crematório na cidade (inciso IV).
Dessa forma, o projeto de lei complementar proposto materializa e operacionaliza comandos do Plano Diretor, ao criar um marco normativo específico para cemitérios verticais e crematórios, estruturando requisitos técnicos, urbanísticos, ambientais e sanitários, e conferindo segurança jurídica para implantação, fiscalização e eventual delegação, de maneira compatível com os objetivos de equidade territorial, racionalização da infraestrutura e proteção ambiental, previstos no artigo 73, bem como com as determinações explícitas do artigo 74 quanto à ampliação do atendimento funerário com cemitérios verticais e crematório.
A Câmara Municipal fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.
Secretaria de Comunicação Social – 14/4/2026
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Capacitação de primeiros socorros reúne equipes de saúde bucal de Caraguatatuba em agosto
Profissionais da equipe de Saúde Bucal de Caraguatatuba participam, no dia 6 de agosto, de uma capacitação em primeiros socorros promovida pela Divisão de Assistência à Saúde (DAS). O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h. A programação prevê atividades teóricas e práticas voltadas
Campeonato Municipal de Futebol Amador começa com 13 vitórias e quatro empates em Caraguatatuba
A bola voltou a rolar e, com ela, uma das competições mais tradicionais e aguardadas do calendário esportivo de Caraguatatuba. O Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026 teve sua rodada de abertura no último domingo (2), reunindo atletas, dirigentes e torcedores nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug),
Mutirão orienta agricultores familiares sobre inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (11), um mutirão de Cadastro Único voltado aos agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). A ação foi realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e contou com a participação
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (5). Ao todo, estão disponíveis 88 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Fundo Social de Caraguatatuba amplia oportunidades para população com cursos gratuitos
O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou mais um curso gratuito de Padaria Artesanal em sua sede esta semana e, na próxima, começa outro no Núcleo Comunitário do Morro do Algodão. As turmas já estão completas. As inscrições estão abertas para o curso de Velas Artesanais que será realizado nos dias
