Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba cria Programa de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral, Sexual e Discriminação no serviço público
Prefeitura de Caraguatatuba cria Programa de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral, Sexual e Discriminação no serviço público
A Prefeitura de Caraguatatuba instituiu o Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Outras Formas de Discriminação no serviço público, por meio do Decreto nº 2.546/2026.
O programa tem caráter preventivo, educativo e corretivo, orientando-se pelos princípios da dignidade da pessoa humana, do respeito à diversidade, da empatia e da proteção integral ao servidor público.
O assédio moral consiste na violação da dignidade ou integridade psíquica ou física de outra pessoa mediante conduta abusiva, intencional e reiterada, por meio da degradação das relações socioprofissionais e do ambiente de trabalho, podendo se caracterizar pela exigência de cumprimento de tarefas desnecessárias ou exorbitantes, discriminação, humilhação, constrangimento, isolamento, exclusão social, difamação ou situações humilhantes e constrangedoras suscetíveis de causar sofrimento, dano físico ou psicológico.
O assédio sexual é uma conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém, sob forma verbal, não verbal ou física, manifestada por palavras, gestos, contatos físicos ou outros meios, com o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade ou criar-lhe um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.
A discriminação envolve toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em características pessoais legalmente protegidas, que tenha por objetivo ou efeito prejudicar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no ambiente de trabalho.
O assédio moral é praticado de quatro formas: vertical descendente, por pessoa em nível hierárquico superior; vertical ascendente, por pessoa em posição hierárquica inferior; horizontal, entre pessoas de mesma hierarquia; e mista, de forma coordenada, por superiores hierárquicos e por colegas de trabalho.
O assédio sexual pode acontecer de dois modos: vertical, quando uma pessoa se vale da sua condição de superioridade hierárquica ou de ascendência inerentes ao exercício de cargo ou função para constranger alguém com objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual; e horizontal, quando não há distinção hierárquica entre a pessoa que assedia e aquela que é assediada.
A Comissão Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Outras Formas de Discriminação, vinculada à Secretaria Municipal de Administração tem a responsabilidade de receber e analisar relatos de assédio Moral, assédio Sexual e de outras formas de discriminação encaminhados pelos canais institucionais; realizar triagem e análise de admissibilidade dos relatos recebidos; encaminhar os casos admissíveis às instâncias competentes, para deliberação e providências; propor ações preventivas, educativas e de melhoria institucional; elaborar relatório anual de atividades; sugerir medidas de melhoria do ambiente organizacional; solicitar à Divisão de Saúde Ocupacional a realização de pesquisa de clima organizacional, quando necessário, para identificação de riscos e melhorias do ambiente de trabalho; e promover ações de orientação institucional.
As denúncias de condutas inadequadas de assédio moral e as inapropriadas de assédio sexual poderão ser feitas, presencialmente, na Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) ou por um e-mail institucional, que será amplamente divulgado aos servidores, com a possibilidade de envio anônimo ou identificado, assegurada à confidencialidade dos dados e o devido tratamento da informação pela respectiva Comissão Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Outras Formas de Discriminação.
De acordo com o prefeito Mateus Silva, a Lei Federal nº 14.457/2022 (Institui o Programa Emprega + Mulheres; e altera a Consolidação das Leis do Trabalho) determina a promoção de um ambiente laboral sadio, seguro e favorecedor da inserção e da manutenção de mulheres no mercado de trabalho. “As empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) devem adotar regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação do seu conteúdo aos empregados e às empregadas”, reconhece.
Mais detalhes sobre o Decreto nº 2.546/2026 estão na Edição 1.623 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última segunda-feira (5/7), no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/310.
Secretaria de Comunicação Social – 8/7/2026
Fotos: Luis Gava/PMC e Hugo Labanca/PMC
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba divulga 55ª chamada em substituição de aprovados do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Agentes da GCM de Caraguatatuba prendem mulher por trafico de drogas no bairro Jardim Jaqueira
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu uma mulher por tráfico de drogas durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de sexta-feira (10), na Praça dos Navegantes, no bairro Jardim Jaqueira, nas proximidades do Terminal Rodoviário do município. A região é alvo frequente de denúncias relacionadas ao comércio ilícito de
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo
A Praia da Cocanha foi palco, nos dias 13 e 14 de junho, da 3ª etapa do Circuito Mares, um dos principais eventos de esportes de praia e mar do Estado de São Paulo. Ao longo do fim de semana, mais de três mil atletas, acompanhantes e visitantes participaram da
Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente
Os preparativos para o tradicional Festival Gastronômico da cidade já começou. Teve início, terça-feira (16), a Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto, voltada aos empresários participantes do evento. A capacitação para os proprietários de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município, tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais,
Caraguatatuba recebe espetáculo premiado “Tom na Fazenda” nesta sexta e sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta sexta-feira e sábado (3 e 4/7), às 20h, o espetáculo “Tom na Fazenda”. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bd9jwjvy ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Baseado na obra “Tom à la Farme”,
