Pesquisar No Site

Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2008 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho

Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2008 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2008 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho

O alistamento militar de jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 termina no dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no Exército, Marinha e Aeronáutica pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br ou na Junta Militar mais próxima da residência.

O alistamento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. O jovem precisa apresentar certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento de identidade oficial com foto.

Para o cadastro on-line, é necessário CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Se o jovem deseja alistar-se com nome social, deve ir à Junta Militar, com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Os nascidos antes do ano-base de 2008, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Avenida da Praia), no Centro. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. É necessário pagar a multa de R$ 6,46 (reajustada trimestralmente) por atraso no alistamento. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

A obrigação com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão vai completar 18 anos de idade e permanece até 31 de dezembro do ano em que fará 45 anos.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140 (no antigo prédio do Acessa SP), no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 16h30, nos dias  úteis. Mais informações também estão disponíveis pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular.

Secretaria de Comunicação – 21/1/2026

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Navegar Experience reúne 139 participantes e amplia acesso aos esportes náuticos em Caraguatatuba
Navegar Experience reúne 139 participantes e amplia acesso aos esportes náuticos em Caraguatatuba

A 8ª edição do Navegar Experience, realizada no último domingo (25), ofereceu seis horas de vivências náuticas ao público. A iniciativa contou com a participação de 139 pessoas, entre participantes com experiência prévia no universo marítimo e aqueles que navegaram pela primeira vez. As atividades iniciaram às 12h, na faixa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/01/2026
15ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta Caraguatatuba em fevereiro
15ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta Caraguatatuba em fevereiro

Caraguatatuba recebe, no primeiro domingo de fevereiro (1º/2), a 15ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 14h, na Praia do Aruan, em frente ao Quiosque 39. O evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Município e é uma das atrações tradicionais do verão na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/01/2026
Prefeitura encerra janeiro com limpeza e reparos urbanos em 22 bairros de Caraguatatuba
Prefeitura encerra janeiro com limpeza e reparos urbanos em 22 bairros de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba entra na reta final de janeiro com a zeladoria dos bairros Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Vapapesca, Pegorelli, Travessão, Rio Claro/Poço da Anta, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Jardim das Palmeiras, Indaiá, Rio do Ouro, Estrela D’Alva, Centro, Jardim Olaria, Jetuba, Jardim

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/01/2026
Caraguatatuba promove curso de operação e manutenção de roçadora para capacitação de produtores e trabalhadores rurais
Caraguatatuba promove curso de operação e manutenção de roçadora para capacitação de produtores e trabalhadores rurais

Pequenos produtores e trabalhadores rurais de Caraguatatuba participaram do curso de Operação e Manutenção de Roçadora Lateral, realizado na última quarta (21) e quinta-feira (22). A formação ocorreu no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e contou com a participação de 11 alunos. O curso foi ministrado pelo instrutor Genivaldo Nunes,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 26/01/2026
Cadastro habitacional está suspenso temporariamente para atualização do sistema em Caraguatatuba
Cadastro habitacional está suspenso temporariamente para atualização do sistema em Caraguatatuba

A Secretaria Municipal de Habitação de Caraguatatuba informa aos munícipes que o atendimento presencial para atualização e novas inscrições no cadastro habitacional está suspenso, temporariamente, até o dia 18 de janeiro. A medida é necessária para a atualização do sistema operacional e para o treinamento da equipe da secretaria. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/01/2026