Pesquisar No Site
Todas as praias de Caraguatatuba estão próprias para banho segundo avaliação da Cetesb

Todas as praias de Caraguatatuba estão próprias para banho segundo avaliação da Cetesb
Caraguatatuba está com todas as praias classificadas como próprias para banho, conforme recente avaliação de balneabilidade realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A chamada “bandeira verde” é um indicador de que as águas estão dentro dos padrões de qualidade exigidos para atividades recreativas. A avaliação assegura que os banhistas podem utilizar as praias de Caraguatatuba sem risco de exposição a contaminantes que podem afetar a saúde pública.
A manutenção da qualidade das águas é fundamental tanto para o turismo quanto para o bem-estar da população, já que as praias são um dos principais atrativos da cidade. Além disso, essa avaliação positiva também reflete no equilíbrio do ambiente marinho, pois indica que a qualidade das águas está em conformidade com os padrões necessários para sustentar o ecossistema local.
A atuação do poder público é essencial para garantir que os sistemas de saneamento básico e o monitoramento da qualidade das águas estejam funcionando adequadamente. Isso inclui a implementação de políticas de coleta e tratamento de esgoto, além da fiscalização sobre as fontes de poluição e da educação ambiental.

#PraTodosVerem: Praia de Caraguatatuba com “bandeira verde” indicada como própria para banho (Foto: Arquivo/PMC)
A administração municipal tem um papel importante para manter as praias com boa qualidade para o banho, a começar pelo trabalho de conscientização das pessoas e as políticas públicas voltadas para o saneamento e a preservação ambiental.
O que é a Balneabilidade
É o que define a qualidade da água com base na presença de poluentes, em especial bactérias fecais. A Cetesb utiliza como indicador a densidade de enterococos, que são bactérias provenientes de esgoto. Quando esses níveis estão elevados, há risco de doenças para os banhistas, especialmente para crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Diversos fatores influenciam na balneabilidade, como a presença de sistemas de esgoto nas proximidades, córregos que desembocam no mar, a intensidade do turismo, as condições climáticas e a ocorrência de chuvas. O controle da poluição e o monitoramento constante da qualidade das águas são fundamentais para assegurar que as praias continuem próprias para o banho.
A classificação de balneabilidade das praias segue os critérios da Resolução nº 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As praias podem ser classificadas em “própria” ou “imprópria” para banho, com a categoria “própria” dividida em “Excelente”, “Muito Boa” e “Satisfatória”, conforme os níveis de enterococos encontrados nas amostras coletadas.
A Cetesb considera imprópria para banho uma praia onde a densidade de enterococos ultrapasse 100 UFC/100 mL em duas ou mais amostras, ou 400 UFC/100 mL na última amostra de um conjunto de cinco. Além disso, outras condições, como a presença de óleo, maré vermelha ou floração de algas tóxicas, também podem desqualificar uma praia para recreação.
Secretaria de Comunicação Social 14/3/2025
Foto: Dony Machado/ PMC
Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação