Pesquisar No Site
Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas
Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas
Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Governo do Estado, e representantes da sociedade civil participou nesta sexta-feira de uma avaliação da área costeira em Caraguatatuba, entre as praias da Massaguaçu e Mococa, todas na região norte.

#PraCegoVer: Grupo no calçadão da orla da Massaguaçu onde tem uma erosão (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Pela Prefeitura de Caraguatatuba,estiveram presentes agentes da Defesa Civil e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Trechos ou toda a parte das praias tem sofrido com o avanço do mar e constantes ressacas registradas nas duas últimas décadas, conforme explicado pela Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, coordenadora da Plataforma de Comunicação de Riscos Costeiros para o Litoral de São Paulo (Redecost).
Diante dessa situação, o grupo fez um reconhecimento dos pontos de erosão ao longo desse trecho da orla para avaliar os riscos e medidas que podem ser adotadas para evitar situações mais graves.
Para os participantes, a situação na Massaguaçu é crítica e a preocupação é que as obras de recuperação dos trechos já afetados pelas ressacas causem problemas mais sérios. “Sabemos que a construção da estrada não foi responsável por essa situação, mas sim um processo natural que tem aumentado ao longo de 20 anos e agora com mais frequência”, explana a coordenadora.
Com base nesse trabalho, o grupo vai indicar medidas que possam contribuir para a contenção e riscos de mais erosões na área costeira.
Um dos participantes desse grupo, o biólogo Roque Alves Pereira destaca ação que a Associação Caraguatás Ambiental realizou na Praia da Mococa, com o plantio de jundus e o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba em fazer o cercamento do local, que tem resistido às ressacas
Alerta Ressacas
Paralelamente a esse trabalho, o IPA também desenvolve um sistema para monitoramento de formação de ressacas. O ‘Alerta Ressacas’ conta com financiamento da Fapesp e tem por objetivo avisar com antecedência a formação dessas ressacas que conforme a Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, que também coordena esse projeto, tem ocorrido com mais frequência.
“A iniciativa surgiu de se fazer um Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) para erosão uma vez que ressacas também podem envolver deslizamentos, enchentes, alagamentos”.
A modelagem será online, em tempo real, para que a população costeira e mesmo banhistas possam tomar os cuidados necessários.
Veja Também Recentes
Basquete de Caraguatatuba conquista títulos metropolitanos e define finais do Campeonato Municipal
O basquete de Caraguatatuba viveu um fim de semana de resultados expressivos em competições regionais e também se prepara para as decisões do Campeonato Municipal, nas categorias de base e adulto, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. No último sábado (12), jogando em casa, a equipe sub-17 de
Exposição reúne fotografias dos vencedores do 7º Concurso Veja Caraguá
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abre nesta quinta-feira (18/12), às 19h, no saguão da Secretaria Municipal de Turismo, a exposição fotográfica coletiva “Veja Caraguá”. A mostra é resultado do 7º Prêmio Fotográfico Veja Caraguá, realizado no mês de outubro. Neste ano, com o tema “Cotidiano”, o concurso reuniu imagens produzidas por moradores
Guarda Civil Municipal atua em ocorrência armada no Bairro Jetuba
Quatro agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM), em patrulhamento no bairro Jetuba, entraram em confronto com dois homens, que revidaram com tiros à abordagem da equipe, no início da tarde desta terça-feira (16). Durante a patrulha, os guardas civis receberam a informação sobre uma tentativa de homicídio contra
Prefeitura de Caraguatatuba homologa funções do Concurso de 2023 após 2ª chamada de aprovados e TAF de gestantes
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou a homologação das funções do certame que exigiram avaliação de títulos, prova prática e teste de aptidão física (TAF) dos Editais 01 e 03 do Concurso Público de 2023 na Edição 1.766 do Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 23 de dezembro, no site
Peça teatral “Auto da Anunciação” é destaque na programação do Natal pela Paz
O Coletivo Teatral Cênica, de São José do Rio Preto (SP), apresenta a peça “Auto da Anunciação” neste domingo (21/12), às 16h, na Praça Jorge de Castro, no Travessão, e às 19h, no Complexo Turístico do Camaroeiro, no mirante. Na segunda-feira (22/12), o coletivo se apresenta na Praça Dr. Cândido