Pesquisar No Site
Semana da Pessoa com Deficiência promove apresentações de circo e palestras sobre autismo e inclusão no mercado de trabalho
Semana da Pessoa com Deficiência promove apresentações de circo e palestras sobre autismo e inclusão no mercado de trabalho
A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), iniciou nesta segunda-feira (2/12), a Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que segue até a próxima sexta-feira (6), com diversas atividades.

#PraCegoVer: homem fala ao microfone, ele usa camisa clara e ao fundo, telão com apresentação da empresa. (Fotos: Divulgação/PMC).
A comemoração é alusiva ao dia 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a fim de sensibilizar a sociedade para a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças.
A programação iniciou com a palestra “Isenção de Impostos na compra de veículos para Pessoas com Deficiência e familiares”, ministrada por representantes da empresa Vale Isenções.
Pessoas com deficiência, sendo elas condutoras ou não, podem ter direito a isenção de vários impostos na aquisição de veículos 0km. O benefício pode chegar até 30% de isenção para veículos que custam até R$ 70 mil, dependendo do imposto.
Segundo o diretor comercial da empresa, Robinson Santos, não é a doença que dá o direito à isenção, mas sim, a sequela que a doença ocasionou na pessoa. “Mulheres que sofreram mastectomia também podem se isentar dos impostos, assim como, pais de filhos com deficiência, também tem direito”, explicou.
Informações completas sobre o benefício podem ser obtidas no Poupatempo ou com a empresa Vale Isenções (12) 99782-5032.

#PraCegoVer: Banner de divulgação da Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em ilustração, na arte da foto vários desenhos de pessoas, adultos, crianças, homens e mulheres com algum tipo de deficiência. (Foto: Arte/PMC).
A programação continua na terça-feira (03), no Ciapi, com dois espetáculos circenses da “CIA Dois Palito”. O primeiro será às 9h, com a apresentação de rua “Se Liga”, um show circense falado que envolve palhaçaria, acrobacia e música.
Às 14h, “Alguém nos Louvre”, que também abrange palhaçaria, mas traz comicidade corporal, é direcionada ao público com deficiência auditiva e/ou surdez.
Na quarta-feira (04), às 9h, o especialista em Educação e Autismo, que também é autista, Guilherme Sousa Bastos, ministrará a palestra “Intervenção Naturalista para TEA baseada em ABA: Uma visão tecnológica e abrangente”, no Ciapi.
Já na quinta-feira (05), às 14h, também no Ciapi, palestra “Capacidade Civil, Direitos Humanos e Inclusão da Pessoa com Deficiência”, ficará por conta de Pedro Pulzatto Peruzzo, Doutor em Direito pela USP, Advogado e Consultor Geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Ambos os eventos vão conceder certificação de 3 horas para os participantes.
E para fechar o cronograma, às 8h30, na sexta-feira (06), a sede da Associação Comercial de Caraguatatuba recebe o projeto “Abordagem Inclusiva”, realizado pela Nutricionista com Deficiência Visual Mariana Prado Barbosa. O encontro capacitará os funcionários de estabelecimentos comerciais para um atendimento inclusivo. Este evento é direcionado aos comerciantes associados.
O Ciapi fica na Avenida Jorge Burihan, nº 30, no bairro Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária). Para mais informações, o telefone é (12) 3886-3050.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras abre edital de chamamento para artesãos paulistas
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), abre seleção para artesãs e artesãos representarem o estado em um dos maiores eventos nacionais do artesanato, o 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em Brasília (DF), entre os dias 1º e 5 de
Estão abertas inscrições para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o processo seletivo nesta segunda-feira (2). No polo de Caraguatatuba serão oferecidas 63 vagas divididas da seguinte forma: Eixo Licenciaturas – 25 vagas; Eixo Negócios e Produção -19 vagas; e Eixo Computação – 19 vagas. Os cursos são
Campanha Janeiro Branco orienta profissionais da rede sobre saúde mental em Caraguatatuba
Organizada pela Secretaria de Saúde, a campanha Janeiro Branco vai reunir profissionais da rede municipal em palestra no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) no dia 29 de janeiro, das 9h às 12h. O tema abordado será “Quem cuida da mente cuida da vida”. A iniciativa busca
Saiba como funciona a classificação de risco na UPA em Caraguatatuba
A classificação de risco nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é organizada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam a gravidade do quadro clínico, e não a ordem de chegada. O sistema prioriza os casos mais sérios, garantindo atendimento imediato aos pacientes classificados como vermelho, enquanto situações
Helena Ferreira, atleta de Caraguatatuba, conquista ouro e prata no Europeu de Jiu-Jítsu em Portugal
Caraguatatuba voltou a se destacar no esporte internacional com o desempenho da jovem atleta Helena Ferreira Siqueira, de 17 anos, que subiu duas vezes ao pódio no Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu, realizado na última semana em Lisboa, Portugal. Em sua estreia na mais importante competição continental da modalidade, Helena alcançou