Pesquisar No Site

Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros

Publicado em: 27/03/2018
03_27_2018 Equipes Gestoras da Rede Municipal de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros (3)
Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros
Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros

Foto: Luís Gava /PMC

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza o curso de reciclagem em primeiros socorros para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos das unidades escolares. O treinamento vem sendo realizado desde segunda-feira (26/03) e será encerrado na quarta (28/03), na Secretaria de Educação, no Indaiá. Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s), Agente de Apoio Escolar (AAP) e inspetores de alunos farão o curso em abril.

O objetivo é o de atualizar os profissionais sobre as Diretrizes Internacionais de Primeiros Socorros e Reanimação em situações de desmaio, crise convulsiva, crise epilética, engasgamento, queda e parada cardíaca.

O workshop foi ministrado pelo bombeiro Sidomar Gonçalves de Oliveira, que deu dicas importantes sobre a manobra de Heimlich, feita em caso de engasgo. “No caso de crianças com até um ano, colocá-la apoiada em um dos braços e com a outra mão, efetuar massagem cardíaca na altura dos mamilos e, posteriormente, colocá-la de bruços inclinada um pouco para baixo e dar tapas nas costas. Em crianças maiores, ajoelhar e abraçá-la por trás, na altura do umbigo e pressionar com força o diafragma. O mesmo em adultos, porém de pé”, ensinou.

De acordo com Sidomar, desmaios são causados pelo excesso de calor, falta de alimentação, problemas neurológicos, queda de pressão arterial, falta de oxigenação no cérebro, insolação, entre outras causas. Neste caso é preciso deixar o paciente confortável, ou seja, tirar os sapatos, desafivelar o cinto, por exemplo. “Não deem água pura ou com açúcar, nem uma pitada de sal, nem passem álcool nos pulsos. Não chacoalhem a pessoa, ela voltará à consciência em pouco tempo”, afirmou.

Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba passam por curso de Primeiros Socorros

Foto: Luís Gava /PMC

No caso de ataque epilético ou convulsão, o socorrista deve proteger ou segurar a cabeça do paciente contra batidas no chão. Deve tentar virá-la de lado para que ela não sufoque com a saliva e tirar qualquer obstáculo do caminho. Colocar uma toalha entre os dentes, nunca a mão, dedos, colher ou qualquer outro objeto. Evitar que se forme multidão ao redor. Conduza o paciente ao hospital em seguida. “Não tenham medo de prestar socorro nessas situações. Manter a calma é o principal”, afirmou.

As manobras foram praticadas em bonecos de treinamento de diferentes tamanhos, disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros.

O instrutor explicou ainda que nas quedas, deve-se avaliar se houve fratura ou não, antes de movimentar o indivíduo. Também falou sobre a febre alta: “Um banho morno é aconselhável”.

A vice-diretora do CEI Severino Vitoriano dos Santos (Jardim Gaivotas), Patrícia Helena Pereira, aprovou a capacitação. “As instruções foram muito úteis, porque quem lida com bebês e crianças tem que estar preparado para tomar atitudes rápidas nessas situações”, comentou.

A diretora da EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli), Angela Oliva Zarella, concordou com a colega: “Relembramos cursos passados e atualizamos as regras internacionais de reanimação cardiopulmonar. Quem lida com crianças tem sempre que ficar de olho”, resaltou.

Já a coordenadora pedagógica do CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), Vanessa Nazareth, disse que foi importante tirar as dúvidas. “O principal mesmo é manter a calma para prestarmos o primeiro atendimento e chamar o resgate”.

Em qualquer situação deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190, Corpo de Bombeiros pelo 193, SAMU pelo 192 ou Polícia Rodoviária Federal pelo 191.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão

O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/07/2025
Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM

O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/07/2025
Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/07/2025
Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba

O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/07/2025
Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba

Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 24/07/2025