Pesquisar No Site
Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP) encerram curso de Pedreiro Assentador
Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP) encerram curso de Pedreiro Assentador
Emocionada, Maria de Fátima Gomes, mãe do reeducando Cássio, só conseguiu pronunciar duas palavras: felicidade e esperança. Sentimentos de um futuro melhor e renovação de vida marcaram a cerimônia de conclusão do curso de Pedreiro Assentador, realizada nesta quarta-feira (15/05), no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP).

#PraCegoVer: imagem de quatro formandos em pé segurando papel, alguns tem tatuagem na mão (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, para 15 reeducandos do CDP de Caraguatatuba, o curso em parceria com o Senai teve duração de três meses e ensinou por meio de uma profissão, que todo mundo é capaz, basta ter dedicação.
Os alunos aprenderam sobre estrutura e alvenaria; planejamento; orçamento; segurança do trabalho; meio ambiente; qualidade; matemática; aglomerantes; agregados; concreto; impermeabilização; formas; armaduras; fundação e lajes pré-moldadas.
Nas aulas práticas, construíram no local uma estrutura de imóvel de tijolos de vedação e blocos estruturais. Cada um desenhou a planta do imóvel que gostaria de ter, como conteúdo da aula de desenho técnico. As aulas foram monitoradas pelo instrutor de ensino do Senai, Wellington de Souza.
Para o reeducando formado Adriano, de 48 anos, a oportunidade foi uma perspectiva de futuro. “Agora posso voltar a sonhar e acreditar em uma nova vida. Por uma besteira parei aqui, mas creio na minha ressocialização com esta nova experiência. Sou muito grato!”, relatou.
O orador da turma, Luciano, de 38 anos, disse com toda certeza: “Vou construir minha casa, quando sair daqui. Agradeço a todos envolvidos por olharem por nós. A falta de oportunidades nos trouxe aqui, mas vamos sair e transformar nossas vidas”, disse se referindo a nova chance proporcionada pelo Fundo Social.

#PraCegoVer: formando sentado vestindo beca da cor preta segura apostila do Senai (Foto: Claudio Gomes/PMC)
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, reforçou a importância de cada formando acreditar no seu potencial e ser orgulho para a família, que em todo esse tempo aguarda pela sua saída. “Quando chegar o dia, mudem a história de vocês, não sejam estatísticas de reincidência, olhem e veja o quanto são capazes”, disse.
O prefeito Aguilar Junior destacou que não cabe ao Poder Público julgar ninguém e sim acolher, entender e dar oportunidades às pessoas, tratando todos de modo igual. “Poder proporcionar a mudança na vida das pessoas é muito bom. Agarrem esta chance, pois são privilegiados e vencedores desta etapa”, concluiu Aguilar Junior.
O projeto-piloto nunca antes ofertado no município prevê a ressocialização do detento após o cumprimento da pena. O objetivo da ação com o CDP é ofertar uma qualificação profissional para que voltem à sociedade com uma profissão digna e consigam se reestruturar financeiramente e honestamente.

#PraCegoVer: formando vestindo beca junto com sua esposa olham para certificado em suas mãos (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Os reeducandos foram escolhidos por diversos critérios como, bom comportamento, disciplina, baixa periculosidade e por estarem próximos do cumprimento da pena, sendo ela branda. Uma das exigências do Fundo Social é que 90% dos alunos fossem moradores de Caraguatatuba.
A cerimônia também contou com a presença do diretor e da coordenadora do Senai, Antonio Carlos Pontieri e Ana Lucia Cursino; do diretor do CDP, Alan Carlos Scarabel; da defensora pública, Alessandra Pinho da Silva; do coordenador dos presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Nestor Colete; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, secretários municipais e familiares dos formandos.
Cursos – O Fundo Social também promove à população mensalmente cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil. As inscrições sempre são anunciadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.
Serviço – Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba: Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, telefone: 3897-5656.
Veja Também Recentes
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em
Basquete masculino de Caraguatatuba vence Caçapava e abre vantagem na semifinal do Metropolitano sub-17
O domingo (26) foi de vitória para o Basquete Caraguatatuba. A equipe sub-17 entrou em quadra em Caçapava pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Metropolitano de Basquete e conquistou um resultado expressivo ao vencer os donos da casa por 71 a 35. O destaque da partida foi o atleta
Edital cultural de seleção e premiação de presépios está com inscrições abertas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro, domingo, para o edital de seleção e premiação de presépios, que irão compor a exposição do projeto Natal pela Paz 2025. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados pelo link disponível
Alunos do Instituto Federal participam de mutirão de plantio de jundu em Caraguatatuba
O primeiro mutirão de plantio de mudas de Vegetação de praia (jundu) foi realizado na tarde desta quinta-feira (6), no bairro Indaiá. A ação contou com a participação de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal (IF) e deu continuidade aos avanços do Programa de Recuperação de
FGV divulga nova classificação após resultado da 2ª avaliação de títulos do magistério do Concurso de 2023 de Caraguatatuba
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos complementar e a reclassificação final das funções do magistério do Edital 03/2023 do Concurso Público 01/2023 do governo municipal de Caraguatatuba na Edição 1.738 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta terça-feira (18/11) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/prefcaraguatatuba/3.