Pesquisar No Site

Começa a Semana do Bebê e do Brincar

Publicado em: 14/05/2018
05_14 Semana Bebê Brincar (1)
Começa a Semana do Bebê e do Brincar

#PraCegoVer Pátio de uma escola. Sete mulheres estão sentadas com crianças à mesa. Elas brincam de desenhar, pintar e colar. (Foto: Claudia Moysés/PMC)

Várias atividades estão agendadas esta semana nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para marcar a Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).

Esse evento ocorre desde 2015, no município, e no ano passado, por meio da Lei 2.330, de 25 de abril de 2017, foi instituída a Semana do Bebê e do Brincar dentro do calendário oficial do município, na terceira semana de maio.

Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas), oficinas de massinha, pipa e pintura, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, uso de chupetas e mamadeiras, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, são algumas das atividades programadas no decorrer da semana com as crianças e familiares.

Hoje, segunda-feira (14/05), às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, haverá palestra com o tema – “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, com a psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá, Maria Teresa Venceslau de Carvalho.

Ontem, domingo (13), no início da celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, às 18 horas, o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, apresentou o projeto Semana do Bebê e do Brincar juntamente com representantes do Comitê da Primeiríssima Infância de Caraguatatuba e da Pastoral da Criança e reforçou a importância dos cuidados na formação da criança para formar cidadãos de bem. Ao final, a articuladora do Comitê, Sílvia Fernandes da Silva, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar reforçaram o convite para que os pais participem das atividades durante a semana, nas escolas dos filhos.

A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.

Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.

Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.

De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.

“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está temporariamente indisponível. O reparo da linha já foi solicitado à operadora telefônica, responsável pelo conserto. Enquanto a manutenção não é finalizada, a única alternativa é o atendimento presencial. O CCZ está localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024