Pesquisar No Site
Perguntas Frequentes – Transparência Municipal
Perguntas Frequentes – Transparência Municipal
1 – O que é o SIC?
O SIC é o meio no qual é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.
2 – Como o SIC está regulamentado?
O SIC está regulamentado pelas seguintes leis:
- LEI FEDERAL: Confira a Lei de Acesso à Informação, instituída pela Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;
- DECRETO ESTADUAL: Confira também o Decreto Estadual que a regulamenta, nº 58.052, de 16 de maio de 2012 o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC;
- DECRETO MUNICIPAL: nº 102, de 10 de agosto de 2012;
3 – Qual o tempo médio para resposta ao cidadão ao efetuar uma solicitação pela ouvidoria?
De acordo com o decreto municipal nº 102/2012, na impossibilidade de conceder o acesso imediato, o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC do órgão ou entidade, deverá atender em prazo não superior a 15 (quinze) dias.
4 – Qual é a base dos dados apresentados no Portal da Transparência?
As informações são lançadas nos sistemas da prefeitura e migradas automaticamente para o portal. No caso dos relatórios mensais, as informações são extraídas do sistema e incluídas no portal.
5 – Qual é o procedimento quando a informação não pode ser fornecida por meio digital?
De acordo com o artigo 11 do decreto municipal nº 102/2012, na impossibilidade de conceder o acesso imediato, o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC do órgão ou entidade, em prazo não superior a 15 (quinze) dias, deverá:
a) Comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;
b) Indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;
c) Comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.
6 – Onde posso retirar as informações por meio físico?
As informações por meio físico são disponibilizadas na própria sede da Ouvidoria localizada à Rua São Benedito, nº 436 – Centro.
Atenção:
Quando o fornecimento da informação implicar na reprodução de documentos, observado o prazo de resposta ao pedido, será disponibilizada ao requerente Boleto de Arrecadação Municipal, para pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados. Após a apropriação dos valores pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o(s) documento(s) solicitado(s) serão disponibilizado(s) ao cidadão.
7 – Qual é o objetivo do Portal da Transparência?
Estabelecer um canal de fácil acesso com informações disponibilizadas de forma clara e objetiva categorizadas na página principal por Convênios Federais e Estaduais, Execução Contábil e links para os portais da transparência das autarquias como a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Instituto de Previdência de Caraguatatuba (Caraguaprev).
8 – Qual a legislação que regulamenta o Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é regulamentado pela Lei Complementar Federal nº 131, de 27 de maio de 2009 e Decreto Federal nº 7.185, de 27 de maio de 2010.
9 – Qual setor é o responsável por elaborar os relatórios de receita e despesa no Portal da Transparência?
O setor de Contabilidade, vinculado a Secretaria de Fazenda, é o responsável por elaborar os relatórios de receita e despesa do município.
10 – Que tipo de informações podem ser extraídas do Portal da Transparência?
Podem ser extraídas informações referentes a Convênios Federais e Estaduais, Execução Contábil informações sobre as autarquias como a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Instituto de Previdência de Caraguatatuba (Caraguaprev). Além disso, o portal também disponibiliza os relatórios mensais de despesa, receita, informações sobre o ensino, relatórios quadrimestrais de Gestão Fiscal, relatórios bimestrais de Execução Orçamentária e relatórios referentes ao encerramento do exercício além dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado – TCE e dos documentos referentes a Prestação de Contas das entidades do Terceiro Setor.
Os dados disponibilizados no menu como Execução Orçamentária, Orçamento, Contratos, Gastos com Pessoal e Compras e Licitações permitem o acesso mais detalhado as informações que podem ser filtradas na ferramenta de busca de cada opção.
11 – Como posso denunciar a aplicação irregular dos recursos públicos ou ato de servidor público ou órgão/entidade integrante da Administração Pública Municipal na gestão destes recursos?
Para isso, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba disponibiliza a Central 156 que pode ser acessada via site https://156.caraguatatuba.sp.gov.br/HomePortalExterno/Index disponível também via telefone e aplicativo.
Veja Também Recentes

Prefeitura fiscaliza vendas de produtos infantis em supermercados e farmácias de Caraguatatuba
Para assegurar o aleitamento materno e reduzir a interferência de produtos comerciais na amamentação de crianças até três anos de idade, a Prefeitura de Caraguatatuba visitou na manhã desta segunda-feira (22), diversos supermercados e farmácias do município. A ação coordenada pela Vigilância Sanitária e o Banco de Leite Humano da

Caraguatatuba lança Consulta Pública da Lei Paulo Gustavo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Caraguatatuba lançaram o formulário de pesquisa Consulta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo e convida todos os artistas e fazedores de cultura para participarem. O formulário pode

Teatro Mario Covas recebe “O Rei Leão – O Musical” em 17 de junho
O Teatro Mario Covas, de Caraguatatuba, recebe no dia 17 de junho, às 17h, o espetáculo “O Rei Leão – O Musical”. O Rei Leão é um musical encantador, baseado na obra teatral, de domínio público, “Hamlet”, do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare, e que ganhou uma nova adaptação independente

Prefeitura retira instalações fixas nas praias da Cocanha e Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba retirou instalações fixas nas praias da Cocanha e Tabatinga, uma ação realizada pela Secretaria de Urbanismo com apoio da Secretara de Serviços Públicos. Foram encontradas barracas, cadeiras e guarda sol em faixa de areia e as pessoas proprietárias das instalações foram orientadas quanto a proibição desse

Centro de Operações de Inteligência de Caraguatatuba identifica furto de veículo e foragido da Justiça
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi informada na última quinta-feira (11), através do Centro de Operações de Inteligência (COI), de furto de um veículo na madrugada. Após monitoramento das câmeras de vigilância, foi observado que o veículo passou na muralha digital sentido ao bairro Rio do Ouro. Durante