Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) surgiu para contribuir com as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos idosos, sendo um órgão de ação fundamental na articulação de políticas existentes e elaboração de novos projetos específicos que envolvam os demais setores do governo municipal e da sociedade.

Criada em dezembro de 2011, com a sanção da Lei N° 1.993, a Pasta tem como objetivo promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência e do idoso, buscando garantir  o acesso a todos os bens, produtos e serviços a que qualquer cidadão tem direito.

Ao implementar políticas públicas municipais específicas e articuladas, a secretaria visa garantir a inclusão dos cidadãos com deficiência e idosos na sociedade.

SECRETÁRIO: AMAURI BARBOZA TOLEDO
ENDEREÇO: RUA JORGE BURIHAN, N° 10 – JARDIM JAQUEIRA
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h ÀS 16h
TELEFONE: (12)3886-3050
EMAIL: sepedi@caraguatatuba.sp.gov.br

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DO IDOSO

Programas e Espaços

SEPEDI

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – SEPEDI tem como objetivo a garantia e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e da pessoa idosa, buscando promover o acesso à bens, produtos e serviços, à inclusão social, à funcionalidade humana e o envelhecimento ativo.

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira
Telefone:  (12)3886-3059

CIAPI

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso – CIAPI proporciona aos usuários, atividades de caráter social, educacional, cultural, esportivo, lazer e saúde, promovendo a garantia de direitos, o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social, por meio dos serviços de Centro de Convivência e Centro Dia.

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira

PRAÇA SENSORIAL

Diferenciada por suas características sensoriais, terapêuticas e paisagísticas e de acessibilidade, a praça conta com trilha dos sentidos, academia ao ar livre, parque infantil acessível, quadra esportiva, sanitários adaptados, placas de sinalização em braile, além de área para atividades livres, visitas agendadas e grupos para piquenique.

Endereço: Avenida José Amador Galvão – Cidade Jardim

ESPAÇO AVENTURA

Oferece a vivência de esportes radicais e de aventura adaptados como o arvorismo, tirolesa e escalada, com o suporte e orientação de monitores especializados para atendimento de toda população, crianças, pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Endereço: Avenida Dr. Arthur Costa Filho – Centro

ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE E ADAPTADAS

As academias ao ar livre são destinadas às pessoas idosas, e também adaptadas para as pessoas com deficiência e cadeirantes, para a prática de atividade física, proporcionando o fortalecimento muscular, a amplitude de movimentos, a prevenção de quedas, além da promoção da saúde e qualidade de vida.

Endereços: Rua Marechal Deodoro da Fonsecano – Tinga; Rua José Geraldo da Silva Filho – Pegorelli; Avenida Avelino Alves dos Santos – Pegorelli; Rua José da Costa Pinheiro Junior – Travessão; Avenida José Herculano – Barranco Alto; Alameda Cristóvão de Barros – Porto Novo; Quiosque 41- Praia das Palmeiras; Avenida Guilherme de Almeida – Morro do Algodão; Rua Antônia Neder Martins – Indaiá; Rua Pedro Galdino dos Santos – Estrela D’Alva; Rua Padre Anchieta – Centro; Avenida Dr. Arthur Costa Filho – Centro; Praça Diógenes Ribeiro de Lima – Centro; Rua São Sebastião – Sumaré; Rua Antônio Jorge Martins – Martim de Sá; Rua José Amador Galvão – Cidade Jardim; Rua Emiliano Campedelli – Casa Branca, Residencial Getuba; Rua Francisco de Paula – Massaguaçu; Avenida Maria de Lourdes da Silva Kfouri – Massaguaçu; Praça – Mar Verde I e II.