Pesquisar No Site

Fundo Social da Solidariedade

Fundo Social da Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a melhora da qualidade de vida das pessoas, de modo especial a população em situação de vulnerabilidade social, atuando através de Palestras (no caso do atendimento a gestantes atendidas pelo Serviço de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania); Cursos de qualificação profissional, Capacitação e Geração de Renda para interessados.

Atua nas realização e apoio a ações emergenciais no município, nos programas e iniciativas que possibilitem o resgate da autoestima, da dignidade humana e valorização da vida.

Todas as ações acontecem em sintonia com a gestão publica municipal e são articuladas através de parcerias com as secretarias municipais, com a iniciativa privada, órgãos do governo, instituições sociais e sociedade civil.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

PRESIDENTE: SAMARA FRASCHETTI BASTOS DE AGUILAR
ENDEREÇO: RUA JOSÉ DAMAZO DOS SANTOS, N° 39 – CENTRO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:30hs ÀS 17h
TELEFONE: (12)3897-5656
E-MAIL: fundo.social@caraguatatuba.sp.gov.br         

NOTÍCIAS DO FUNDO SOCIAL DA SOLIDARIEDADE


BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos é um Equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo presidido pelo Fundo Social de Solidariedade e administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O objetivo do Banco de Alimentos é combater o desperdício de alimentos, através das seguintes atividades: coleta, seleção, processamento, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista e/ou adquiridos da agricultura familiar por meio de doações ou programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos são disponibilizados às entidades cadastradas, que realizam a retirada das doações, oferecendo alimentação aos beneficiários, pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O Banco de Alimentos também é responsável por promover ações de Educação Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde, como debates, palestras e oficinas junto à população assistida pelos CRAS e pelas instituições beneficiárias das doações; além do oferecimento de cursos de Boas Práticas de Manipulação, Aproveitamento Integral de Alimentos, entre outros.

Responsável Técnica: Cíntia Franciele de Araújo Claudino
Endereço: Avenida Ministro Dilson Funaro, 287 – Jardim Britânia
Telefone: 3887-3551
E-mail: bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br


FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba foi criado em 1989 através da Lei Municipal 1564/89.  O seu objetivo é o de promover e encaminhar projetos e ações que possibilitem uma melhor qualidade de vida dos munícipes.
Atualmente é presidido pela primeira dama, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar. Seu trabalho é voluntário e conta com o apoio do Conselho Deliberativo de modo que todas as decisões garantam participação e benefícios à população.

O Fundo Social de Solidariedade, tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a melhora da qualidade de vida das pessoas, atuando através de diversas frentes, de modo especial junto aos serviços de Proteção Básica, oferecendo orientação, apoio, cursos de qualificação profissional, capacitação e geração de Renda.  Organiza e apoia ações emergenciais no município. Todas as ações acontecem em sintonia com a gestão publica municipal e são articuladas através de parcerias com as secretarias municipais, com a iniciativa privada, órgãos do governo, instituições sociais e sociedade civil.

O Fundo Social tem suas portas abertas para o contato direto com munícipes, instituições e grupos que se colocam à disposição para eventuais parcerias e realiza suas ações contando com o apoio das diversas secretarias municipais.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

  1.   CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL e GERAÇÃO DE RENDA

De acordo com a demanda são oferecidos cursos de qualificação profissional e capacitação, de forma que possam abrir novas possibilidades de geração de renda para aquela pessoa e, consequentemente, melhora da qualidade de vida familiar.

Os cursos podem ser ministrados por facilitadores contratados ou instituições parceiras seguindo todas as normas legais.

Abertas as inscrições, a divulgação é feita por todos os meios oficiais de comunicação, contando com o apoio dos diversos veículos de comunicação do município, como forma de prestação de serviços.

Para participar dos cursos, qualquer pessoa pode fazer a inscrição apresentando cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor – para comprovar sua municipalidade) e comprovante de endereço. Esta exigência garante que o munícipe seja beneficiado com os cursos oferecidos e o investimento permaneça na cidade.

O critério para classificação pode ser aplicado através de seleção –, o grau de interesse pela profissão ou impostos pela instituição responsável pela certificação, caso exceda o número de interessados em relação ao número de vagas, pode ser proposto sorteio.

Os alunos deverão participar do curso em sua totalidade, devendo ter no máximo 01 (uma) falta justificada ou a critério. Todos os alunos deverão assinar lista de presença.

Durante a aula, é solicitado que os alunos permaneçam identificados com avental ou camiseta do FSS.

O aluno receberá certificação de acordo com a avaliação do facilitador ou monitor responsável pelo curso.

  1. DOAÇÃO DE ROUPAS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS – PROJETO ATENDER

A doação é oferecida aos usuários da rede através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Núcleos de Atendimento. Podem ser feitas doações de roupas, sendo dez peças por membro da família, para moradores da mesma residência e/ou conforme a solicitação do profissional da área – assistente social, de acordo com a necessidade e vulnerabilidade socioeconômica.                  

O usuário deve apresentar documento emitido pelo CRAS no qual é acompanhado, juntamente com a copia do CAD Único que atesta o numero de pessoas na família.

Também podem ser atendidos munícipes identificados pelos órgãos competentes que se encontram em situação de risco decorrentes de catástrofes naturais.

  1. DOAÇÃO DE ALIMENTOS, PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE PESSOAL/FRALDAS E ROUPAS

A doação é oferecida a usuários da rede através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Núcleos de Atendimento. As doações estão baseadas  no número de moradores por residência ou conforme a solicitação do profissional da área – assistente social, de acordo com a necessidade e vulnerabilidade socioeconômica.

Também podem ser atendidas instituições que estejam devidamente cadastradas junto ao município/SECAD-Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e/ou tenham seu trabalho reconhecido na cidade.

As doações são feitas sempre que houver disponibilidade, considerando que tudo chega através de doações voluntárias e eventuais.

No caso dos móveis, fica o usuário responsável pela retirada e transporte do mesmo, salvo situações emergenciais e de risco, podendo o Fundo Social ou qualquer outra secretaria fazer a entrega domiciliar com as devidas autorizações e avaliação de cada caso.

  1. ACOMPANHAMENTO À GESTANTE – PROJETO ACOLHER

O FSS acolhe gestantes a partir do 5º mês de gestação em 4 palestras de conteúdo pertinente  aos preparativos para a maternidade.  Os encontros são oferecidos em local informado com antecedência à gestante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que recebe no último dia e tendo participado do processo, kit maternidade contendo itens necessários aos primeiros dias do nascituro.

  1. RECEBIMENTO DE DOAÇÃO

O Fundo Social de Solidariedade está aberto ao recebimento de doações, sejam individuais ou ações de grupos. A entrega das doações podem ser feitas diretamente na sede do Fundo Social de Solidariedade. Doação de moveis em boas condições podem ser informadas  através da plataforma 156.

Projeto Santo Antônio de Caraguatatuba

Incentivo ao Turismo religioso para quem visita a cidade e visita um dos pontos turísticos mais famosos do Litoral Norte, onde podem ser colocadas as fitinhas devocionais ao santo padroeiro da cidade.