Pesquisar No Site

VIVEIRO MUNICIPAL

VIVEIRO MUNICIPAL

O Viveiro Municipal de Caraguatatuba “Pedro Gonçalves Leite” foi inaugurado oficialmente no dia 06 de dezembro de 2011. O local recebeu este nome em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro que falecido em 1996, nos deixou um legado de amor a terra, e que hoje, através de seus descendentes fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

O local hoje conta com dois funcionários municipais “viveiristas”, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Estão disponíveis mais de 5000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.

São realizadas também atividades e treinamento de compostagem, com o Projeto Piloto de Compostagem.

O prédio de aproximadamente 400m² possui duas salas equipadas com telão, computador, mesas e cadeiras com capacidade para até 50 pessoas. O local é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

De janeiro a setembro de 2018, o Viveiro Municipal recebeu cerca de 300 visitantes.

   

INSTALAÇÃO MODELO DE SUSTENTABILIDADE – PRÉDIO VIVEIRO

O prédio anexo ao viveiro municipal foi totalmente construído pensando na sustentabilidade da edificação, que conta também com critérios de acessibilidade. Dentre os critérios de sustentabilidade, podemos citar rampas de acesso a cadeirantes (incluindo calçada acessível no entorno da edificação); captação de águas pluviais, armazenamento e reuso para fins não potáveis, como lavagens de piso, irrigação das mudas e demais plantas; conforto térmico através de vegetação no entorno da instalação; banheiro com critérios de acessibilidade (barras laterais lavatório suspenso, válvula de descarga na altura compatível, área de giro, assento adequado); descarga e torneira com controle de vazão, evitando o desperdício de água; paisagismo privilegiando espécies nativas do bioma Mata Atlântica; revestimento de cor clara nas fachadas para reflexão dos raios solares (área externa e interna da instalação); criação de áreas verdes de convivência com implantação de canteiro de plantas medicinais contendo espécies como hortelã, boldo, melissa, alecrim, orégano, carqueja, entre outras; janelas e portas largas para aproveitamento de iluminação e ventilação natural, garantido economia de energia elétrica; construção de pergolado na entrada principal do Viveiro Municipal utilizando madeira de eucalipto proveniente de reflorestamento.

A estrutura do viveiro está disponível para cursos, aulas, palestras, ou simplesmente visitas guiadas com um de nossos técnicos.

  

Quer conhecer o Viveiro Municipal?

Horário de funcionamento: das 9h às 13h.

Agende uma visita na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através do telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br