Pesquisar No Site

Centro de Controle de Zoonoses

Centro de Controle de Zoonoses

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses

Endereço: Rua Ministro Dilson Funaro, 115 – Jardim Britânia – CEP: 11.672-150
Telefones: (12) 3887-6085 / 3887-6888
E-mail: zoonoses.saude@caraguatatuba.sp.gov.br

Adote Um Mascote e Seja Responsável

Os animais destinados à adoção são os cães e gatos que estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e que foram recolhidos das ruas por abandono e outras situações e estão à espera de um novo dono. Os animais são saudáveis e foram vacinados para raiva, vermifugados e aptos a participar do programa de castração.


Adoção

É a aceitação voluntária e legal de animais não resgatados por cidadãos que se comprometam a mantê-los e assisti-los segundo os preceitos da propriedade, posse ou guarda responsável (Programa de controle de populações de cães e gatos do Estado de São Paulo – 2009).


COMO ADOTAR UM CÃO OU GATO?

Os interessados em adotar um animal devem comparecer ao CCZ (Av. Ministro Dilson Funaro, 115 – Jd. Britânia – em frente ao Centro Esportivo), de segunda a sexta, das 9h às 16:30h. A pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência.

Quem quiser adotar um gato, já deve levar uma caixa apropriada para o transporte. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia.

No ato da adoção, a pessoa interessada em levar para casa um animal de estimação passa por uma breve entrevista que garante que o animal será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem estar.

Os novos donos desses animais deverão exercer uma guarda responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

O adotante deve ser esclarecido que, ao adotar um animal, a pessoa será responsável por ele durante todo o período de sua vida, alimentando-o, oferecendo abrigo compatível com o porte e temperamento, educando-o, dando assistência veterinária e carinho.


PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL – CASTRAÇÃO (CÃES E GATOS)

Os interessados em participar do programa de castração devem comparecer ao CCZ (Av. Ministro Dilson Funaro, 115 – Jd. Britânia – em frente ao Centro Esportivo), de segunda a sexta, das 9h às 12:00h, com o animal e deve apresentar copia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação e de renda (ate 03 salários minimo). Será implantado microchip, efetuado avaliação no animal sendo efetuado o cadastrado e o  documente de encaminhamento para uma das clinicas credenciadas no programa.

Obs. Os cães devem estar contidos com guias, coleira e focinheira quando necessário e  gatos em gaiolas e/ou caixas de transporte. Essas medidas evitam evitam fugas e acidentes.


Não basta adotar, a população deve-se conscientizar sobre a guarda responsável de animais de estimação.

Veja alguns itens importantes:

Registro e Identificação do Animal (Microchip) 

• O microchip identifica o animal e seu proprietário e o procedimento de implantação é realizado no Centro de Controle de Zoonoses.

Usar coleira e guia

• Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.

Recolhimento de fezes

• Todo proprietário, deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.

Abrigo

• O cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Já os gatos preferem dormir em locais altos e aconchegantes.

Vacinação e vermifugação

• Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade e, os adultos, anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie.

Alimentação

• Fornecer rações apropriadas de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição.

IMPORTANTE:

• Recolher os restos de ração do comedouro de seu animal, evitando assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.

Esterilização (castração)

• É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos.


Além das campanhas de adoção, o Centro de Controle de Zoonoses realiza diversas ações ao longo do ano como programa de castração; campanhas gratuitas de vacinação contra a raiva em cães e gatos; palestra sobre posse responsável nas unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada.