Pesquisar No Site

Caraguatatuba sai da fase emergencial e diminui restrições

Destaques
Caraguatatuba registra aumento de 52,5% em pedidos para abertura de empresas em 2021
Caraguatatuba sai da fase emergencial e diminui restrições

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (09), o decreto Nº 1.446, dando aos estabelecimentos comerciais e de serviços novas regras de funcionamento a partir deste sábado (10).

Além do comércio considerado essencial, as imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios, shopping centers, restaurantes, quiosques e similares, salões de beleza e estética, autoescolas, instituições de ensino, academias, estúdios de personal training e afins poderão ter atendimento com capacidade reduzida e seguindo todos os protocolos sanitários citados no decreto.

As áreas comuns dos shoppings centers precisarão ter um rigoroso controle de fluxo de pessoas, inclusive na praça de alimentação e em suas áreas comuns.

As lojas de comércio varejista deverão realizar o atendimento de forma individual, com um atendente por cliente. Os supermercados devem manter a entrada restrita a uma pessoa por família, exceto crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência.

Os escritórios deverão realizar o agendamento de clientes de forma remota, com atendimento de forma individual. As concessionárias deverão realizar o atendimento de cada cliente com o acompanhamento de um funcionário, higienizando os locais de manuseio de clientes nos veículos, utilizar o revestimento de filme plástico e outras medidas.

Já as marinas, poderão atender seus clientes com horários agendados, sem a utilização dos espaços comuns.

Cultos, missas e reuniões religiosas estão permitidas no município, com redução da capacidade dos locais para 25%. Será necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras, vedação de qualquer contato físico, entre outros.

Hotéis, pousadas e condomínios deverão limitar o número de hóspedes em elevadores para, no máximo, uma pessoa de cada vez, exceto membros da mesma família. Devem também oferecer luvas descartáveis para os clientes no sistema self-service e garantir ocupação máxima de 40% de pessoas em áreas de restaurantes e espaços comuns. As piscinas devem ter o horário agendado, com uso exclusivo da família marcada.

O comércio realizado em feiras livres de alimentos deve ser organizado, buscando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas de barracas distintas.

Restaurantes, quiosques e similares, de acordo com o decreto, precisarão ofecerer luvas descartáveis para os clientes em sistema self-service, eliminar a utilização de saleiros, açucareiros, galheteiros ou qualquer utensílio similar e garantir que capacidade do local seja de no máximo 40%.

O comércio ambulante deve operar dentro do horário estipulado.

As aulas presenciais nas instituições de ensino no município estarão permitidas, conforme diretrizes e protocolos sanitários estabelecidos no Plano São Paulo do Governo do Estado.

As academias, estúdios de personal training e afins devem funcionar com 25% da capacidade, com agendamento prévio dos alunos, de modo que a lista esteja fixada em local visível. Realizar intervalos de cada aula para higienização completa dos ambientes e aparelhos e outras medidas estipuladas no decreto.

Já as práticas esportivas ao ar livre estão permitidas desde que sem contato físico e seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários como o uso de máscaras, limpeza e higienização de equipamentos.

Os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais de Caraguatatuba deverão funcionar das 5h às 21h. A comercialização de bebidas alcoólicas segue proibida das 20h às 5h.

Com isso, a cidade visa o fim do desequilíbrio econômico, uma vez que cidades já vizinhas adotaram tais medidas.

Lembrando que o decreto pode ser revogado a qualquer momento, caso tenhamos piora do quadro da doença na cidade. E os cuidados não podem parar, pois os riscos do novo coronavírus continuam. Só saia de casa quando for realmente necessário, nunca saia sem máscara, higienize sempre as mãos e objetos e siga os demais protocolos sanitários.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc amplia ocupação artística da Praça do Caiçara
Fundacc amplia ocupação artística da Praça do Caiçara

A obra em homenagem ao pescador continuará fixa em seu lugar e a intenção é ampliar a aquisição de peças e implantar um café e loja para o museu A Praça do Caiçara recebe inúmeras solicitações para utilização do espaço para eventos culturais de música, cinema, dança, teatro, feiras entre

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/02/2024
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia

Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Módulo foram recebidos na última semana na Secretaria Municipal de Educação para uma ação de cuidado às mulheres. Recepcionados pela secretária de Educação, Márcia Paiva, o evento marca o início da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Curso de Fisioterapia,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
1
Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Caraguatatuba receberá uma palestra sobre o Programa CACAU SP na próxima quarta-feira (13/3), às 9h. Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, a ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/03/2024
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na última sexta-feira (15/3) do encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Campos do Jordão. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 18/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024