Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo

Publicado em: 06/08/2020
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram na quarta-feira (5), para reunião ordinária onde apresentaram algumas sugestões a serem colocada no Plano Diretor de Turismo (PDT). A Lei 2401/18, em seu artigo 15º, prevê que ele  poderá ser revisado e modificado três anos após a sua aprovação, que se dará em 22 de março de 2021.

Caso ela não seja feita, o município corre o risco de perder o título de Estância Balneária e de receber recursos do Departamento de Apoio às Estâncias (DADE), órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado.

Diante dessa situação, os membros do Comtur estiveram com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis e, entre algumas sugestões, apontaram a valorização do chamado ‘Centro Comercial Velho’, com a criação de mais calçadão e rua coberta, a ser melhor explorado pelos comerciantes e turistas.

“Seria algo semelhante ao que se tem em Curitiba (PR) com a Rua 24h”, explicou o vice-presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Wilson Oliveira, que participou desse processo na capital paranaense.

A implantação de um heliponto no Complexo Turístico do Camaroeiro – cuja primeira fase está para ser entregue – foi outra sugestão dele devido à estrutura, visibilidade e localização.

Atrair Caraguatatuba para eventos in door, fora das praias procuradas durante o verão e dias quentes, foi apontada pela presidente do Comtur, Sandra Abril, como forma de fomentar a cidade mesmo em dias frios. “Precisamos atrair empresários que possam investir em Caraguá que hoje tem uma boa estrutura, mas precisa atrair mais turistas e ter equipamentos in doors, seja parque, aquário, é uma forma de divulgar a cidade para todos o pais e exterior”.

O representante da Associação de Quiosques de Caraguatatuba, Josinaldo Gomes da Silva, aponta que seria interessante ter uma Delegacia de Turistas na cidade até para incrementar a segurança.

O turismo de um dia, como parada específica para os ônibus, também foi comentado, assim como a implantação de uma estrutura de criar ondas artificiais na praia da Massaguaçu, para atriais mais surfistas e turistas.

Segundo Maria Fernanda, as sugestões serão apresentadas para o prefeito Aguilar Junior e colocada à disposição da comunidade também para sugestão.

Outro aspecto essencial para a manutenção do título de Estância Balneária é o preenchimento da plataforma de dados do Governo do Estado. Para esta ação, as Secretarias de Turismo de todo Estado tem até dia 15 de agosto para efetivar seu envio. “Essa plataforma é importante, pois se trata de um mecanismo do Estado para ranqueamento das cidades estâncias e Municípios de Interesse Turísticos (MITs)”.

Turismo nos bairros                       

Ainda durante a reunião do Comtur, a secretária de Turismo antecipou que nos próximos dias serão feitos encontros com moradores da região sul para a implementação do projeto ‘Turismo nos Bairros’. Objetivo é fazer um levantamento sobre quem são os produtores de turismo local – artesão, comércios, agricultores locais – para reforçar a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros como Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Porto Novo, Pegorelli, Poço das Antas e Travessão onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. “Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024