Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior se reúne com autoridades para tratar de atendimento às vítimas de violência

Publicado em: 05/08/2020
Prefeito Aguilar Junior se reúne com autoridades para tratar de atendimento às vítimas de violência
Prefeito Aguilar Junior se reúne com autoridades para tratar de atendimento às vítimas de violência

Na manhã desta quarta-feira (05/08), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, conduziu uma reunião importante para tratar sobre os fluxos de atendimento das mulheres vítimas de violência.

#PraCegoVer: Na mesa de reunião o prefeito Aguilar Junior, o delegado Seccional do Litoral Norte, Dr. Múcio Matos, a delegada Dra. Júnia Cristina Macedo, o Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente-coronel André Luiz Paes, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, a diretora de gestão, Aline Alves, e a coordenadora do CREAS, Giselle de Jesus. (Foto: Divulgação/PMC)

Além do prefeito, participaram do encontro o delegado Seccional do Litoral Norte, Dr. Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, a delegada Dra. Júnia Cristina Macedo, o Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente-coronel  André Luiz Paes, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, juntamente com a diretora de gestão, Aline Alves, e a coordenadora do CREAS, Giselle de Jesus, responsáveis pelos atendimentos primários de muitas mulheres que buscam apoio social.

O cuidado com a mulher sempre foi uma preocupação da atual administração e ter uma delegada à frente da Delegacia da Mulher (DDM) em Caraguatatuba foi um pedido frequente do prefeito Aguilar Junior junto ao Estado e desde maio, a delegada Dra. Júnia Cristina Macedo atua na delegacia do Litoral Norte de São Paulo, em Caraguatatuba. Com mais de 20 anos de experiência na Polícia Civil, a expectativa é de que em breve a delegada esteja totalmente integrada à DDM.

O alinhamento dos fluxos de atendimento foi o principal ponto da conversa. De acordo com o prefeito, esse trabalho vem sendo realizado de forma integrada pelo social, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e também pela saúde, por meio do Pró-Mulher, além de diversos outros equipamentos pensados exclusivamente para atender mulheres vítimas de violência.

“Sabemos que o assunto é muito mais amplo e complexo. Precisamos integrar todos os serviços, incluindo o atendimento das ocorrências e investigações realizadas pela Polícia Militar e Civil. Fico muito feliz em poder contar com a sensibilidade e experiência da Dra Júnia para este trabalho de proteção as mulheres”, destacou Aguilar Junior.

Segundo a delegada é preciso mapear os casos e acompanhar. “Podemos criar procedimentos até mesmo junto aos agentes comunitários de saúde, criar parcerias com o Hospital Pérola Byington para treinamento e implementação dos fluxos. Temos que garantir que os agressores não façam novamente”, destacou Dra Júnia.

Para Dr. Múcio, criar esse fluxo é fundamental para garantir a proteção completa da mulher vitimizada. “Acredito que Caraguatatuba, por sua magnitude, é o lugar ideal para criarmos essa integração e tornar essa ação, um projeto piloto capaz de funcionar em diversos lugares”, explicou.

Atento aos índices de criminalidade e de mulheres vítimas de violência, o tenente-coronel André Luiz Paes ressaltou possíveis parcerias vindas do Governo. “Estamos buscando junto ao Ministério da Mulher alguns programas que possam integrar o atendimento com um núcleo especializado, apoio psicossocial e até mesmo um lar provisório. Acredito que em breve vamos trabalhar junto nisso prefeito”.

Ao final da reunião, ficaram agendadas visitas da Delegada aos equipamentos públicos disponíveis para o atendimento de mulheres e também uma próxima reunião com a presença das equipes da Saúde, Educação e também do Conselho da Condição Feminina.

“Ampliar e divulgar essas ações é uma força de dar suporte e coragem para as mulheres que sofrem com o abuso. Elas precisam saber como e onde buscar ajuda, precisam saber que vão encontrar todo apoio e que podem contar com toda essa rede integrada. Acolhimento e orientação são fundamentais nesse processo”, finalizou Aguilar Junior.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024