Pesquisar No Site

Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constrói duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos

Publicado em: 11/08/2020
Destaques
Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constroi duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos
Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constrói duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos

Um atendimento de saúde descentralizado para atender a população o mais próximo possível de sua casa.

Este foi um dos planos de governo do prefeito Aguilar Junior e que se tornou realidade em menos de quatro anos de gestão com a implantação do Pronto Atendimento (PA) na antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) da Massaguaçu (Região Norte), da entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê-Mirim (Região Sul) e reformulação da UPA Central no Jardim Primavera (Região Central).

#PraCegoVer: Emergencia Covid-19 instalada na UPA Centro, mostra macas e aparelhos de respiração. (Foto: Divulgação/PMC)

Para se ter ideia sobre a importância dessas descentralizações, de janeiro de 2017 a julho de 2020 foram 775.335 atendimentos nas três unidades.

Em 2017, quando só havia a UPA Centro, houve um aumento da equipe médica qe passou de cinco para sete médicos a cada 24 horas, sendo realizados  191.401 atendimentos. Comparando com o ano anterior, quando foram 142.633 atendimento, houve um aumento em torno de 34,2%.

Com a inauguração do PA Massaguaçu, em abril de 2018, foram 30.281 atendimentos, enquanto a UPA Centro teve novo aumento de atendimentos, chegando a 197.385, desta vez, com a Organização Social João Marchesi ampliando o quadro de enfermagem.

Em 2019 a UPA Centro atendeu 213.354 pacientes e o PA Massaguaçu 60.109 pacientes. A Prefeitura lembra que neste ano houve a epidemia de dengue que elevou os quadros de médicos e de enfermagem.

Já neste ano de 2020, a UPA Centro atendeu até 31 de julho 49.006 pessoas e o PA Massaguaçu 20.709. Com a inauguração da UPA Sul em fevereiro de 2020, já foram 13.099 atendimentos.

Lembrando que após o surgimento da Covid, a UPA Centro foi transformada em UPA Covid-19 e sua estrutura deve permanecer após o término da pandemia.

#PraCegoVer: Enfermeira realiza atendimento em idoso na sala de acolhimento do Pronto Atendimento 24h do Massaguaçu. (Foto: Divulgação/PMC)

Juntas, as unidades possuem estrutura para dar os primeiros atendimentos aos pacientes, sem necessidade de transfereência para a Casa de Saúde Stella Maris. Uma vitória para a comunidade da região norte que antes precisava enfrentar a serrinha da Massaguaçu, perigosa e escura, para recebver atendimento de urgência e emergência.

Atualmente, o PA conta com médico emergencista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de raio-x, pediatra 12 horas e ambulância para apoio às transferências em casos mais graves. Além disso, o local conta com uma base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com ambulância de suporte básico, condutor e um técnico de enfermagem 24 horas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a atenção básica também funciona normalmente na UBS Massaguaçu com equipes de PSF, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de farmácia e agentes comunitários de saúde. O atendimento de fisioterapia no local recebe incremento de mais um profissional e novos procedimentos de reabilitação.

Gabriela Eller, 31 anos, moradora do bairro Jardim Santa Rosa, conta que sempre que precisa vai Pronto Atendimento do Massaguaçu. “Achei muito interessante porque agora a unidade, além de atender em período integral, também conta com uma farmácia 24 horas”.

UPA Sul

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) foi entregue à comunidade em favereiro passado e ganhou nova cobertura, instalações internas, instalação de gases medicinais, além de infraestrutura externa com área de estacionamento, acessibilidade e pavimentação. Além disso, tem salas de emergência, exames, consultórios médicos adulto e infantil, espaço SAMU, entre outras benfeitorias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA Sul tem capacidade para  atender 500 pacientes por dia e beneficia cerca de 50 mil munícipes da Região Sul que também não precisa mais se deslocar até a região central em busca de atendimento.

Suelen Ribeiro mora no Perequê Mirim e conta que a implantação da UPA Sul foi muito importante porque seu filho tem asma e fica doente o ano todo. “É maravilhoso pela facilidade de por trazê-lo aqui e ser atendido prontamente, não precisar ficar marcando consulta. Sem falar que é perto da minha casa e dá para ir andando”.

Também moradora na região sul, Iolanda Quintino de Miranda conta que todo paciente espera é “ser tratado da melhor maneira possível, receber a medicação, com atenção e cuidado e voltar para casa bem. Foi o que recebemos no atendimento da UPA Sul”.

UPA Centro

A UPA Centro, que até abril servia para atendimento de urgência e emergência da população que reside na região central, agora é referência para receber pacientes com a Covid-19. Foram implantados 80 leitos de isolamento para pacientes com novo coronavírus, dos quais 10 são com respiradores. No local, o paciente com suspeita da doença entra pela porta central e deixa o prédio por uma saída exclusiva.

Assim,  o 1º andar ficou para UPA Covid-19 Adulta; o 2º andar UPA Covid-19 Infantil; e 3º andar com os 80 leitos de isolamento Covid-19.

Casos de outras doenças foram transferidos para o prédio ao lado onde funcionava o Centro Médico de Especialidade/Centro de Especialidades Odondológicas (CEM/CEO).

O local abriga atendimento para adultos e crianças e conta com três entradas: a principal com serviços de triagem para atender os pacientes (adultos e crianças) da UPA e da farmácia; a segunda exclusiva para pacientes do setor de saúde mental e infantil, além da equipe do Protege; e a terceira: a área da piscina, da reabilitação, também servirá como canal de entrada para os demais atendimentos que ainda continuam na unidade.

Os setores de tratamento de hanseníase e tuberculose mantêm-se no CEM, bem como o ultrassom, os atendimentos médicos de especialidades e o Centro de Reabilitação.

A farmácia do CEM também funciona normalmente no local, das 8h às 15h, para medicamentos do Alto Custo. Para os demais medicamentos a farmácia funciona das 8h às 18h. O Setor de Odontologia do CEO realiza atendimentos de urgência e emergência.

As consultas de oncologia e o ambulatório de feridos foram transferidos para o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

Endereços

PA Norte – Rua Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu

UPA Sul – Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297 – Perequê Mirim.

UPA Central – CEM/CEO – Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera

Pró-Mulher – Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Camaroeiro

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quita-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde. Haverá uma mudança extrema nas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024