Pesquisar No Site

Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas

Publicado em: 10/08/2020
Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas
Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas

Cerca de 300 mulheres já foram cadastradas como doadoras do Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba. Hoje, apenas 10 estão ativas. O fato reforça a importância de uma conscientização da sociedade sobre a doação de leite materno.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)

Doar leite materno pode salvar vidas. Com apenas um litro do leite doado é possível sustentar até 10 recém-nascidos durante o dia inteiro. Por isso, a doação é tão importante.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depender do peso do prematuro, um ml já é o suficiente para nutrí-lo cada vez que for alimentado.

Inaugurado em 2018 no município, o BLH é credenciado pela Fiocruz e foi desenvolvido para fornecer leite pasteurizado aos recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade na amamentação.

A UTI Neonatal necessita, em média, de 20 a 35 litros de leite por mês. De acordo com a equipe de BLH, a quantidade exata da necessidade vai depender do número de internações do período. No mês de julho foram fornecidos 14 litros de leite pasteurizado à maternidade.

O BLH pode armazenar 60 litros de leite por mês. Hoje, o estoque de leite da unidade é 16,080 litros, o que representa 26,8% da capacidade total. Além disso, a unidade pode processar 36 litros de leite por mês. No entanto, com o período de quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estão sendo processados cerca de 10 litros.

Além de trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, o leite materno proporciona mais qualidade de vida à sociedade e gera mais possibilidade de desenvolvimento social.

Quem pode doar?

Para ser doadora a mãe e o bebê devem estar bem de saúde e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.

Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe da BLH de Caraguatatuba. A coleta do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela. A quantidade também fica a critério da doadora.

Serviço – O Ceami e o BLH estão localizados no prédio do Pró-Mulher na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, Sumaré. Telefone de contato (12) 3897-3500.

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024