Pesquisar No Site

Cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas para mercado de trabalho em Caraguatatuba

Publicado em: 03/08/2020
Destaques
Cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho em Caraguatatuba
Cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas para mercado de trabalho em Caraguatatuba

Oportunizar a população geração de renda e inserção no mercado de trabalho é o principal objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de cursos e oficinas de diferentes áreas de formação. Cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas em quase quatro anos.

#PraCegoVer: Mulher realiza manutenção em aparelho durante curso do Senai (Foto: Divulgação/PMC)

Os cursos e oficinas foram oportunizados pelo Fundo Social de Caraguatatuba, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretaria de Habitação, contando com diversos parceiros como SENAI, Sinthoresp, Phocus Educação, Fundo Social do Estado de São Paulo e SESI.

As oportunidades abrangeram todos os públicos, desde jovens, adultos, homens e mulheres, sem deixar ninguém de fora. Foram promovidos cursos e oficinas de cabeleireiro, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, confeitaria, artesanato, maquiagem, corte e costura, padaria artesanal, depilação, pizzaiolo, eletricista, segurança no trabalho, funilaria, moda praia, instalador de drywall, aproveitamento integral de alimentos; sistema de aquecimento solar para água; servente de pedreiro, entre outros.

Devido à pandemia da Covid-19, a grade de cursos planejada para este ano, teve que ser suspensa como medida de prevenção ao coronavírus. Mas ainda assim, em julho, foram entregues certificados aos alunos que realizaram pelo Senai, os cursos de Manutenção de Equipamentos Linha Branca;  NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura;  Operação de Pá Carregadeira e Pizzaiolo, desenvolvidos nos meses de janeiro e fevereiro pelo Fundo Social. Cerca de 50 pessoas receberam certificados, sendo qualificadas para o mercado de trabalho.

#PraCegoVer: Presidente do Fundo Social entrega certificado para aluna (Foto: Divulgação/PMC)

Bianca Nastari da Silva, de 19 anos de idade, alcançou seu primeiro emprego formal por meio do curso de Pizzaiolo desenvolvido pelo Fundo Social. Ela conta que a capacitação foi primordial para oficializar a contratação.

“A vaga estava lá, mas eu não possuía a formação e nem conhecimento. Uma semana antes de finalizar o processo da vaga, surgiu a oportunidade, fiz o curso, me saí super bem na área, realizei o teste na empresa e fui contratada. Agora com o certificado, será mais uma formalização para que eu possa me aperfeiçoar em outras funções na área de gastronomia”, explicou Bianca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba já plantou 216 mudas de árvores nativas nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em diversos pontos estratégicos da cidade, como prédios públicos, praças e vias públicas. Além dos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a comunidade também está engajada neste processo.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024