Pesquisar No Site

Caraguatatuba já é referência com Hospital Regional e ganhará Unidade de Oncologia em 2021

Publicado em: 06/08/2020
Destaques
Após cobranças, Governo do Estado confirma abertura de mais 40 leitos no HR, sendo 10 de UTI
Caraguatatuba já é referência com Hospital Regional e ganhará Unidade de Oncologia em 2021

Caraguatatuba vem se tornando referência regional quando o assunto é o atendimento de saúde. A cidade abriga a única UTI Neonatal do Litoral Norte, dentro da Casa de Saúde Stella Maris, além do atendimento regional de pacientes que realizam tratamento de hemodiálise na Clínica Inehdi (Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes).

#PraCegoVer: Vista aérea do setor de oncologia do Hospital Regional, localizado em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

A pandemia veio em março e a luta da atual gestão foi realizada para que o Governo do Estado fosse sensível e antecipasse a inauguração do Hospital Regional do Litoral Norte. Desde o dia 30 de março, a unidade realiza o atendimento de pacientes exclusivos para Covid-19.

Até o dia 5 de agosto, já passaram pela unidade hospitalar 308 pacientes, sendo 115 pacientes via Sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e outros 193 em atendimento ambulatorial. O Hospital Regional do Litoral Norte conta com 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 10 leitos de Enfermaria, exclusivos para Covid-19.

Entre os recuperados está o enfermeiro Juliano Carvalho, de 37 anos, que deixou o Hospital Regional em 14 de junho. “Trabalhava na ala Covid em outra instituição de saúde da cidade. Foi assustador, sou enfermeiro, vejo isso acontecendo com paciente, mas jamais imaginaria que fosse acontecer comigo. Mas tive fé. Agradeço a todos que me atenderam no Hospital Regional. A Covid-19 afasta, deixa a gente longe das pessoas, não podemos dar um abraço, dar um beijo. A única coisa que posso dizer para todos é: tenham fé, calma e paciência – tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado”, disse. 

Oncologia

E vem mais notícia boa para Caraguatatuba no começa de 2021. Bandeira levantada pelo prefeito Aguilar Junior, o Litoral Norte ganhará uma Unidade de Oncologia ao lado do Hospital Regional do Litoral Norte, com investimento na ordem de R$ 13 milhões.

“Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para distâncias longas. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.

Segundo ele, hoje a referência do Litoral Norte é o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.  “Porém, há casos de tratamentos que são feitos em cidades distantes 800 km, como Barretos”.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, atualmente 62 pacientes de Caraguatatuba são encaminhados para outros municípios como Jacareí, Taubaté, Campinas, Guaratinguetá, Barretos e São Paulo para tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia. São 51 que realizam quimioterapia e outros 11 que precisam de radioterapia.

O médico da Secretaria Estadual da Saúde, Nelson Yatsuda, resaltou que o início do atendimento no local fará toda a diferença para a região. “A partir do funcionamento efetivo do hospital, moradores do Litoral Norte terão menos desgaste no seu deslocamento. Em especial, pacientes oncológicos que terão aqui serviços de quimioterapia e cirurgias”.

Quem comemora essa novidade é a paciente Lúcia Maria Teixeira, de 58 anos, moradora do bairro Poiares, que viaja pelo menos duas vezes por mês até a cidade de Guarulhos para realizar seu tratamento.

“Eu saio de Caraguatatuba as 2h30 em dias de tratamento, e em média são mais de duas vezes. Ter o tratamento aqui na cidade vai ser de muita alegria. Além de você ficar cansada com o tratamento, viajar e ficar horas na estrada é muito desgastante e não vejo a hora de que a Unidade de Oncologia seja inaugurada no Hospital Regional”, explica.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a  Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem, 250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, a Sesau oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional do paciente. O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é a única cidade do LN com saldo positivo na geração de empregos em fevereiro
Caraguatatuba é a única cidade do LN com saldo positivo na geração de empregos em fevereiro

Caraguatatuba está na contramão dos municípios do Litoral Norte e foi a única cidade que registrou saldo positivo de empregos no mês de fevereiro. É o que apontam os dados divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 1.230 admissões e

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 28/03/2024
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC

Na programação, lançamento de livros, apresentação de balé e abertura da mostra “Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) preparou um encontro, unindo mulheres de diversas expressões artísticas para compor a cena deste dia, no Museu de Arte e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/03/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP orientam fornecedores sobre fiscalização no dia 15 de março
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP orientam fornecedores sobre fiscalização no dia 15 de março

A palestra gratuita “Orientação sobre Fiscalização” do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Procon-SP será no dia 15 de março (sexta-feira), das 8h30 às 10h, no Centro Cultural (antigo Campus Módulo) da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), localizado no Centro. No encontro, os participantes receberão informações

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 28/02/2024