Pesquisar No Site

Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

Publicado em: 29/07/2020
Pró-Mulher de Caraguatatuba fecha primeiro semestre com mais de 13 mil atendimentos
Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019, foi idealizado para oferecer acolhimento, carinho e respeito às mulheres de Caraguatatuba. Um espaço onde a mulher consegue realizar consultas, exames e receber todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica.

#PraCegoVer: De jaleco, enfermeira manipula frasco de leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)

Desde a sua inauguração, até o mês de junho de 2020, foram realizados 26.067 atendimentos entre consultas e exames.

No Pró-Mulher são realizados pré-natais de alto risco e exames como densitometria óssea e ultrassonografia. Outro procedimento realizado na unidade, desde março de 2020, é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês passado foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 2018 pela Prefeitura. Anteriormente, os atendimentos desses serviços eram realizados em outro endereço.

Com a transferência do Ceami e o BLH para o Pró-Mulher, mamães e bebês ganharam um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade Ceami.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, o BLH conta com cerca de 300 doadoras de leite humano cadastradas e 3 mil mães para receber o atendimento de acompanhamento de apoio à amamentação.

Atendimento às vítimas de violência é prioridade

Segundo a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, todas as solicitações que chegam através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) de Caraguatatuba, inaugurado em 2017 com o objetivo de prestar assistência às mulheres vítimas de violência no município, são prioridades na unidade.

Além dos atendimentos com psicólogo e ginecologista, são realizados diversos grupos terapêuticos com mulheres vítimas de algum tipo de violência que comprometa a sua integridade física, mental ou moral.

Porém, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os grupos terapêuticos fossem suspensos. Nesse período, as vítimas recebem apoio, via telefone, pela equipe do CIAM.

Com a pandemia, o CIAM realizou, em média, 40 atendimentos. Entre eles estão: acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.

O CIAM e o Pró-Mulher formam um conjunto de apoio à mulher. Uma arma poderosa contra a violência feminina à disposição da população.

Denúncias

Atos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma sigilosa e confidencial pelo telefone 180, número gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). O telefone é o (12)3883-9908 e o horário de atendimento: 8h às 17h.

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o (12) 3897-3500.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na noite de quinta-feira (14) a visita técnica de 15 alunos do Módulo Centro Universitário, que fizeram uma vivência prática no local. A visita dos alunos do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas foi supervisionada pelo professor Dr. Fernando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
02Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana
Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma operação contra perturbação do sossego público. A ação tem a parceria com a Polícia Militar. Após receber várias denúncias de locais onde estariam ocorrendo o desrespeito a legislação, foi organizada uma estratégia para conter esse tipo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/03/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade

Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba participaram nessa segunda-feira (11), de um encontro para planejamento de ações voltadas para as áreas de turismo e ecoturismo. O evento foi realizado no Auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, e contou com

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/03/2024