Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba atende artesãos e revitaliza praças e cria mais espaços para artesanato

Prefeitura de Caraguatatuba atende artesãos e revitaliza praças e cria mais espaços para artesanato
Prefeitura de Caraguatatuba atende artesãos e revitaliza praças e cria mais espaços para artesanato

Uma antiga reivindicação dos artesãos de Caraguatatuba tem sido atendida Prefeitura de Caraguatatuba. A categoria vai ganhar espaços para expor seus produtos com a revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e Antonio Fachini, na Martim de Sá. Novos pontos também têm sido experimentados para levar a tradição caiçara para todas as regiões.

#PraCegoVer: Imagem aberta mostra a construção de boxes na Praça Antonio Fachini, na praia Martim de Sá (Foto: Divulgação / PMC)

A revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima é uma das conquistas mais importantes da categoria. As reformas tiveram início no começo deste ano com a aprovação do projeto e liberação de recursos pelo Departamento de Apoio às Estâncias (Dade), órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado.

Estão em construção 90 quiosques fixos e dos 10 locais reservados para expositores eventuais, para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. Além dos novos boxes dos artesãos, o projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público, do espaço do Programa “Acessa SP”, implantação de lixeiras do programa de Coleta Seletiva e também na melhoria da iluminação interna da praça.

Para a presidente da Feira Municipal de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC), Rosiane Roosevelt, essa é uma conquista esperada há vários anos pelos artesãos e agora se tornando realidade pelas mãos do prefeito Aguilar Junior. “Tivemos a oportunidade de sentar e discutir com o prefeito todas as fases do projeto e temos certeza que vai ficar mais linda que o esperado e ajudará a fomentar o turismo regional”, diz ela que não vê o retorno para o local que é o segundo ponto mais visitado de Caraguatatuba, atrás apenas da praia.

Outro investimento é na Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá, também em obras para reforma. Ela tem cerca de 3 mil metros quadrados e vai ganha 10 quiosques construídos em um deck cimentício, banheiro público e depósito com bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novos bicicletários.

#PraCegoVer: Artesãos estão sentados em barracas no Porto Novo com seus produtos nas bancadas (Foto: Divulgação / PMC)

“Esses espaços precisam ser valorizados e respeitados. As obras beneficiarão os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

Além desses tradicionais pontos de Feira de Artesanato, mais artesão têm ganhado espaço para expor seus materiais. Foi assim no começo deste anos quando, a pedido da Comissão de Artes Plásticas no Setorial da Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc), o prefeito autorizou a instalação de ferinhas, sendo uma no Entreposto de Pesca do Porto Novo (região sul), onde 15 profissionais puderam mostrar e comercializar seus trabalhos e outra no Balneário Copacabana, no bairro Capricórnio (região norte), beneficiando 22 artistas locais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024