Pesquisar No Site

Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19

Publicado em: 21/07/2020
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19

Desde 2016, quando assumiu o compromisso de entregar uma saúde de qualidade para Caraguatatuba, a Organização Social João Marchesi (OSJ) desenvolve diversas capacitações, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

#PraCegoVer: Profissional de saúde realiza atendimento via telefone. Os participantes utilizam EPIs (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades são direcionadas aos funcionários e profissionais da OSJ, como auxiliares administrativos, enfermeiros e médicos, que atendem a população nas doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Centro, Sul e Norte – do município.

O objetivo do NEP é melhorar e aperfeiçoar as técnicas de trabalho na área da saúde, além de ajudar a integração de novos funcionários, a atualização dos profissionais e inserção de novos conhecimentos na área primária (atenção básica) e nos atendimentos de urgência e emergência.

Segundo a enfermeira pediátrica e representante do NEP nas UBSs, Patrícia Arias, “os cursos são ministrados pelos enfermeiros do próprio núcleo, e por outros profissionais convidados para aulas/temas, que exigem conhecimentos mais específicos”.

#PraCegoVer: Profissionais de saúde da UPA Norte recebem capacitação dentro da unidade. Os participantes utilizam EPIs (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, a OSJ conta com 257 profissionais da atenção básica e 185 agentes comunitários de saúde (ACSs), um total de 442 trabalhadores. Patrícia apontou que “certamente, todos esses funcionários já passaram por pelo menos um treinamento do NEP”.

Com relação às UPAs, o enfermeiro cardiologista do NEP/UPA, Antonio Lincon Santos Mendonça, explicou que a capacitação foi feita em blocos. “Por conta dos diversos plantões, não podemos parar uma unidade para que receba treinamento. Então, nós realizamos em pequenos blocos, assim a gente evita lentidão no atendimento e aglomeração no local”.

Neste ano, na atual situação pandêmica do País, a OSJ e o NEP decidiram investir em treinamentos com assuntos relacionados ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), que resulta a Covid-19, com aulas práticas e teóricas para ajudar os profissionais a lidarem com os desafios do dia a dia durante a pandemia.

Entre os assuntos estão: o uso correto de equipamentos individuais de proteção (EPI´s), classificação de risco dos pacientes suspeitos de Covid-19, teleatendimento, coleta de swab nos suspeitos de Covid-19 e o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

O que já foi ministrado pelo NEP durante a pandemia?

  • Capacitação dos profissionais sobre o descarte correto dos resíduos, principalmente no momento atual para reduzir o risco de transmissão e contaminação pelo novo coronavírus nas UBSs do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Perequê Mirim e Morro do Algodão.
  • A UPA Centro recebeu um Mnemônico de Síndrome Coronariana Aguda e Parada Cardiorrespiratória.
  • As UPAs Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) receberam o organograma de PCR, exame que detecta o novo coronavírus.
  • Os profissionais da UPA Centro também receberam treinamento de coleta de SWAB, um cotonete estéril utilizado para coleta de exames microbiológicos.
  • Treinamento sobre teleatendimento com profissionais das UBSs para aprimorar o atendimento via telefone. Nele o paciente recebe orientações e monitoramento, além de identificar precocemente sintomáticos dos grupos de risco das UBSs.

Os cursos são promovidos continuamente pelo NEP. As capacitações são ministradas mensalmente em todas as UBSs e UPAs. O NEP segue um cronograma elaborado anualmente com os temas específicos, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024