Pesquisar No Site

Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

Publicado em: 22/07/2020
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, informou que o equipamento que identifica a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair vai ficar na cidade até o próximo verão. O aparelho está instalado em uma área da Polícia Ambiental, a cerca de 700 metros da praia Martim de Sá, na região central, mas seu raio de atuação é em torno de 20 quilômetros de diâmetro.

A confirmação é do professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao Inpe.

Conforme ele, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível retirar o equipamento e a decisão dos órgãos envolvidos, como Inpe e Defesa Civil do Estado, foi por mantê-lo em operação, com monitoramento remoto, até o próximo verão. “Os alertas continuam sendo emitidos também, basta existir alguma atividade elétrica capaz de ser detectada pelos sensores”, explica.

Segundo ele, a rede de sensores do Litoral Paulista se mostrou eficaz no alerta de possibilidade de ocorrência de raios através do SMS 40199 da Defesa Civil,  visto não ter sido registrada nenhuma ocorrência de fatalidade com raios nas praias onde esses sensores operaram no último período de verão (2019-2020).

Ainda conforme ele, “além dos alertas dos sensores do Inpe disseminados pela Defesa Civil, a informação e conscientização das pessoas também contribuem para a ausência de acidentes com raios sobre o perigo dos raios nas praias o que deve ser creditado ao trabalho educativo e preventivo das Defesa Civil e das mídias jornalísticas comprometidas com a informação de utilidade pública”.

Funcionamento

Qualquer possibilidade de formação de raios captada pelo equipamento é enviada para o Centro de Pesquisa e comando da Defesa Civil do Estado que envia mensagens, via SMS, à população cadastrada conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) com base em três níveis de atividade elétrica atmosférica classificados como Moderada, Alta e Muito Alta.

Entre o envio da mensagem do sensor ao disparado pela Defesa Civil, o coordenador da pesquisa calcula um tempo estimado de três minutos. “Tempo suficiente para que as pessoas encontrem abrigos e se protejam contra uma descarga”, explica.

O experimento é considerado inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2  ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.

Além de Caraguatatuba, foram colocados equipamentos em Ubatuba (Praia Grande), São Sebastião (Maresias), Guarujá (Baixada Santista) e Praia Grande (Litoral Sul).

O instrumento também é composto por pluviômetro que faz a medição do índice de chuva que cai na região onde estiver instalado e envia os dados diariamente, às 6h, para o Inpe.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024