Pesquisar No Site

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line no mês de agosto

Publicado em: 20/07/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line no mês de agosto
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line no mês de agosto

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais, está com inscrições abertas para oficinas on-line durante o mês de agosto em diversas áreas como: oficina de elaboração de projetos, oficina de produção cultural, fotografia e percepção ambiental, exercícios práticos e trabalho com o texto, e muito mais.

#PraCegoVer: Flyer de divulgação com informações sobre as oficinas on-line. (Foto: Divulgação/Fundacc)

As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual e atenderão público inscrito previamente. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.

A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.

As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.

O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira abaixo as Oficinas on-line com inscrições abertas:

  • Oficina de Elaboração de Projetos: PROAC

Inscrições até 27/7 no link:  https://forms.gle/vW9tK38WFj1T23ea6

50 vagas por turma

Dias: 3, 5, 10 e 12/8 – segundas e quartas-feiras – das 14h às 16h (TURMA A)

Dias: 10, 12, 14 e 17/8 – segundas, quartas e sextas-feiras – das 18h às 20h (TURMA B)

Sinopse: Este workshop, coordenado por Junior Cecon, orientará os participantes no desenvolvimento de projetos voltados ao ProAC Editais. Objetiva-se que, ao final dos encontros, os participantes estejam aptos a elaborar o seu projeto cultural, conforme as exigências contidas nesses editais.

•          Oficina de Máscaras em Upcycling

Inscrições até 27/7 no link: https://forms.gle/2hyc75yi11mrEDjd8

20 vagas

Dias: de 04 a 13/8 – terças e quintas-feiras – 17h às 19h

Sinopse: Coordenada pelo artista visual Daniel Normal, a oficina propõe a criação de novas personas e seres através de máscaras, utilizando das técnicas de upcycling (que é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos). Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais

  • Posso te indicar um poema? – Clube de Leitura

Inscrições até 27/7 no link: https://forms.gle/DnkCPF6JKBNTBxSLA

50 vagas

Dias: 05 a 31/8 – segundas e quartas-feiras – 17h30 às 19h30

Sinopse: Com coordenação de Tadeu Renato, nesta oficina os participantes serão convidados à leitura de poemas clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e suas obras, seguido por bate-papo com os participantes sobre impressões de leitura.

  • Oficina de Produção Cultural

Inscrições até 7/8 no link: https://forms.gle/HkRuY9q5MZBAT9aU7

30 vagas

Dias: de 18/8 a 27/8 – terças e quintas-feiras – 18h às 20h

Sinopse: Com coordenação de Júnior Guimarães, a oficina abordará práticas atuais do mercado de eventos, refletindo sobre como planejar, estudar a viabilidade do projeto, cronograma, gerenciamento e execução de todos os processos produtivos – da preparação à pós-produção -, considerando todas as relações e consequências causadas pelo distanciamento e o contexto político-social na pandemia de COVID-19.

  • Oficina: Fotografia e percepção ambiental

Inscrições até 9/8 no link: https://forms.gle/xwwZjhhmveF5ytsPA

70 vagas

Dias: de 11 a 14/8 – aulas gravadas estarão disponíveis no canal do Youtube das Oficinas Culturais a partir das 16h

Dia: 26/8 – quarta-feira – encontro final ao vivo, via Google Meet.

Sinopse: Com coordenação de Natália Vieira, a oficina visa despertar a percepção ambiental por meio do desenvolvimento da linguagem fotográfica. Serão apresentados conceitos teóricos da linguagem e a proposta de construção de uma narrativa fotográfica a partir da percepção individual de cada participante sobre o ambiente que o cerca.

  • Oficina: Contando o Contado – As dimensões da Contação de Histórias

Inscrições até 9/8 no link: https://forms.gle/wYfmMjorpVxiY5u17

30 vagas por turma

Dias: 18, 20, 25 e 27/8 – terças e quintas-feiras – 18h às 20h (TURMA A)

Dias: 19, 21, 26 e 28/8 – quarta e sextas-feiras – 18h às 20h (TURMA B)

Sinopse: Com coordenação de Vanderléia Barboza, a oficina ‘Contando o Contado – As dimensões da Contação de Histórias’ aborda o encanto, a importância e as técnicas da contação de histórias com elucidações comparativas entre mediação de leitura, leitura mediada e contação de histórias para formação de leitores e desenvolvimento humano.

  • Oficina de Voz: exercícios práticos e trabalhos com texto

Inscrições até 14/8 no link: https://forms.gle/KMP8Cu4MknRVhXPYA

30 vagas

Dias: de 24 a 28/8 – segunda a sexta-feira – 9h às 11h

Sinopse: Esta oficina, coordenada pela artista brasileira radicada na Itália Paula Carrara, aborda a expansão das possibilidades individuais e a introdução do uso da voz no teatro através de exercícios práticos que exploram a respiração e a ressonância, junto à leitura de fragmentos do ‘Livro do Desassossego’, de Fernando Pessoa. O objetivo é dissolver bloqueios que nos impeçam de conectar com a voz plena, pela disponibilização da musculatura e investigação da estrutura óssea e dos processos fonatórios, sempre em diálogo com a palavra.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024