Pesquisar No Site

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente
Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Os benefícios que as árvores trazem para os municípios são vários, dentre eles podem se destacar a redução da temperatura em dias calorosos, da poluição atmosférica, diminuição da sensação térmica, melhora da qualidade do ar e a valorização dos imóveis.

#PraCegoVer: Foto da arborização da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) do município possui além do Plano de Arborização Urbana ­­­­­­­­— que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade — outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental, são eles: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

Com essas iniciativas desenvolvidas pela SMAAP, a prefeitura já realizou o plantio de 3,1 mil de árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.

Cada projeto desenvolvido tem suas especificidades e importância para manter o plantio de espécies nativas e colaborar com a melhora da qualidade de vida do caraguatatubense.

Adote o Verde

É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.

Espaço Árvore

Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.

#PraCegoVer: Foto das mudas no viveiro municipal (Foto: Arquivo/PMC)

Disk Árvore

O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima a sua residência. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana.

Viveiro Municipal

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

No Viveiro estão disponíveis mais de 5 mil mudas originárias da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.

O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais
IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais

O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, abre Editais de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital do SISU, edição 2024, para os cursos de Engenharia Civil e Processos Gerenciais. Os cursos têm duração de 10 semestres para Engenharia Civil e cinco semestres para Processos Gerenciais e serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 11/03/2024
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC

A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às 16h Como homenagem pelo Dia das Mulheres, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição coletiva “Mulheres-Artistas Mulheres! Artistas!”. A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira
CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que excepcionalmente nesta segunda-feira (4), o atendimento está suspenso, pois o espaço foi alvo de invasão e furto. Os servidores estão nesta manhã contabilizando os prejuízos para elaborar o Boletim de Ocorrência. O atendimento será retomado na terça-feira (5).

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira

Quem tiver interesse em fazer parte da corrente de solidariedade e contribuir com os projetos sociais de crianças e adolescentes de Caraguatatuba, pode participar nesta quinta-feira (21), às 15h, da palestra organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro será realizado no Instituto Federal

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 19/03/2024