Pesquisar No Site

Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Período da pesca do camarão começou nessa segunda-feira (1º)
Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

#PraCegoVer: Um dos boxes do Entreposto do Camaroeiro exibe em bandejas de plástico branco vários tipos de camarão, marisco, peixes. Um casal de comerciantes atendem dois clientes no balcão. (Foto: Divulgação/PMC)

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

#PraCegoVer: Um dos boxes do Entreposto do Camaroeiro exibe em bandejas de plástico branco vários tipos de camarão, peixes e lula. Um casal de comerciantes atendem uma cliente no balcão. (Foto: Divulgação/PMC)

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

 A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024