Pesquisar No Site

Equipe do SAMU de Caraguatatuba realiza parto dentro de Unidade Móvel

Publicado em: 23/06/2020
Destaques
Equipe do SAMU de Caraguatatuba realiza parto dentro de Unidade Móvel
Equipe do SAMU de Caraguatatuba realiza parto dentro de Unidade Móvel

Uma mulher de 37 anos, com 38 semanas de gestação, deu a luz ao pequeno Pietro, de 2,970 kg, dentro de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Caraguatatuba na manhã desta terça-feira (23/06). Ela estava sendo conduzida para a maternidade da Casa de Saúde Stella Maris, mas não aguentou.

#PraCegoVer: Bebê recebe atendimento dentro de uma unidade móvel do SAMU (Foto: Divulgação/PMC)

Num atendimento preliminar, a mãe Roselaine Rodrigues da Silva, moradora do bairro Pegorelli, região sul, recebeu assistência da equipe do SAMU de uma Unidade de Suporte Básico (USB).

Entretanto, foi necessário acionar a USA para a equipe prestar mais assistência à mãe e ao bebê. As duas ambulâncias se encontraram na Rodovia SP-55, na altura do km 101. A mãe, que estava na USB 07A foi transferida para a USA 02 e no caminho, a equipe teve de realizar o parto.

O condutor, Nilson Gomes, e o técnico de enfermagem, Thiago Jakob, da USB 07A, foram os primeiros a prestarem o atendimento a paciente, que já estava em um trabalho de parto muito avançado.

Já o médico e coordenador do SAMU de Caraguatatuba, Thiago Bonaccorsi, o enfermeiro, Júnior Aparecido, e o condutor, Ralf Fernando, da USA 02, realizaram o atendimento médico para trazer o recém-nascido ao mundo.

“Foi um trabalho extramente gratificante. É indescritível a emoção de trazer uma nova vida ao mundo, uma nova esperança de progresso para a humanidade”, disse o médico.

Preparados, treinados e capacitados para socorrer e atender vários tipos de ocorrências graves, o coordenador do SAMU disse que a equipe sente uma imensa satisfação em poder ajudar o próximo. “A maior recompensa que posso receber um lindo sorriso da mãe e o olhar vívido de seu filho”, ressaltou.

Segundo a equipe, logo após o nascimento, “a criança apresentou sinais de rebaixamento, hipoatividade e cianose, porém, com a intervenção médica e os procedimentos realizados dentro da USA 02, recobrou a atividade e melhora dos sinais vitais”.

Contudo, mãe e filho, foram transportados para a maternidade. Os dois seguem em alojamento conjunto na Casa de Saúde Stella Maris e em observação.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024