Pesquisar No Site

Caraguatatuba segue protocolo internacional na realização de tomografias dos casos suspeitos de Covid-19

Publicado em: 30/06/2020
Destaques
Caraguatatuba segue protocolo internacional na realização de tomografias dos casos suspeitos de Covid-19
Caraguatatuba segue protocolo internacional na realização de tomografias dos casos suspeitos de Covid-19

Os pacientes que chegam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, unidade destinada a atender somente casos de suspeitos com o novo coronavírus, são submetidos a exames laboratoriais e havendo indicação médica são encaminhados para tomografia, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversa com o diretor da Organização João Marchesi, Mário Cezar Souza e com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, na sala onde o aparelho de tomografia foi instalado na UPA Centro. Ao lado direito dos três está o tomógrafo. (Foto: Divulgação/PMC)

Na anamnese é checada a pressão arterial, temperatura, histórico médico, uso de medicamentos, doenças pregressas, idade, entre outras informações importantes para que o médico tenha um quadro geral do enfermo.

De acordo com a análise, o paciente é submetido a hemograma completo, radiografia e encaminhamento para a tomografia. A tomografia tem um papel importante no parecer diagnóstico da equipe médica e ajuda a direcionar a decisão de uma linha terapêutica de acordo com os protocolos.

Desde o início do funcionamento do tomógrafo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, no dia 10 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde já realizou 810 exames para detectar lesões sugestivas do novo coronavírus, lembrando que o achado radiológico sempre está associado à avaliação clínica do médico.

A média diária desse exame é de 50 procedimentos, mas houve dia de chegar a 87 tomografias. Esse aparelho veio dar suporte ao tomógrafo da Casa de Saúde Stella Maris, que estava com sobrecarga de demanda.

De acordo com a Secretaria de Saúde, havendo sobrecarga de exames, que ultrapassem a média diária os pacientes serão encaminhados para tomografias na Casa de Saúde Stella Maris e no Hospital Regional do Litoral Norte.

 “Dependendo do quadro geral, ou seja, se a pessoa for jovem, não possui comorbidades como diabetes, hipertensão, doença renal crônica, entre outras, e está com 10% dos pulmões comprometidos, talvez seja possível tratar em casa. Se o comprometimento for de 25%, ela fica de dois a três dias na UPA.

Se for de 50%, a internação no hospital é imediata. Caso a pessoa seja do grupo de risco e apresente qualquer alteração nos pulmões detectada na tomografia, o procedimento é a internação”, explicou o médico Alessandro Loiola.

O médico afirmou ainda que além de estar seguindo o protocolo internacional de atendimento para os casos de Covid-19, a rede municipal de saúde tem à disposição dos pacientes todos os equipamentos necessários para atendimento no semi-intensivo e intensivo. “Tem equipamentos necessários e profissionais bem treinados para podermos enfrentar a pandemia da melhor forma”, garantiu Loiola.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024