Pesquisar No Site

Construção civil aquecida em Caraguá

Publicado em: 11/05/2020
Destaques
Mercado aquecido: construção civil em Caraguatatuba tem crescimento acima da média nacional
Construção civil aquecida em Caraguá

Mercado aquecido: construção civil em Caraguatatuba tem crescimento acima da média nacional

O mercado da construção civil continua forte, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O setor de aprovação de projetos da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba é uma prova disso.

#PraCegoVer: Imagem área de uma grande obra e construção na Avenida da Praia (Foto: Divulgação/PMC)

Somente nesta quinta-feira (7), o setor recebeu 10 novos projetos para aprovação, sendo que no dia 17 de abril eram 21 desde o início da quarentena. Até o momento 51 estão aprovados para que as obras possam ser iniciadas.

Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, em 2019 o setor teve um crescimento médio de 2% no país e a previsão para este ano era de 3%. “Este índice nacional já sofreu uma queda devido à pandemia, mas em Caraguatatuba estamos aprovando os projetos, o que mostra o aquecimento no setor”.

Isso tem ocorrido, principalmente, porque a Prefeitura tem sido um órgão facilitador desse setor na tramitação dos projetos. “O prefeito Aguilar Junior nos pediu para dar maior agilidade na aprovação e estamos conseguindo porque fizemos reuniões técnicas com a categoria para que os projetos nos cheguem dentro de todos os enquadramentos previstos”, explica Cardozo.

O crescimento da construção civil significa geração de emprego. “A construção de uma casa unifamiliar gera, pelo menos, 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas”, compara.

Com o crescimento da construção civil, as equipes de fiscalização tem agora acompanhado para saber se os trabalhadores fazem uso da máscara de proteção, uma vez que passou a ser obrigatório. “Vimos que esses cuidados têm sido observados com disposição de álcool gel para os operários, todos usam máscara e não há trabalhadores aglomerados”.

Requisitos

Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos, habite-se, deve entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal.

A Secretaria também está com o Urbanismo Online onde arquitetos, engenheiros e técnicos podem tirar dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com.

Para os projetos aprovados que se encontram na tributação aguardando retirada, as pessoas devem entrar em contato pelo email: tributacao.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou ligar no número (12) 3897-8197.

Após o contato, os interessados recebem uma guia que possibilita o pagamento do serviço e, em seguida, com o comprovante enviado para a secretaria, os funcionários entregam ao munícipe, em horário pré-agendado, para que seja entregue o documento na porta do paço municipal.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde quinta-feira (18) com novas medidas para dar mais agilidade no atendimento da UPA Central. Após a triagem, os pacientes diagnosticados com suspeita de dengue são encaminhados para carreta instalada na frente da UPA, onde passam por atendimento médico. Após passarem em consulta médica são

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024