Pesquisar No Site

Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O mês de maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual. Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade.

Mesmo no período da pandemia devido à Covid-19, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, continua realizando seu trabalho no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Imagem de mulher, em pé, usando máscara facial e camiseta preta com uma flor amarela, símbolo da campanha “Faça bonito” (Foto: Reprodução | PMC)

A equipe do Serviço PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), composta por psicólogos e assistentes sociais, permanece acompanhando todos os casos encaminhados pela rede de atendimento. Um dos objetivos principais desse trabalho é o fortalecimento da capacidade protetiva das famílias. Através de atendimentos individualizados, atendimentos em grupo (interrompidos devido à pandemia) e visitas domiciliares.

No ano de 2019 o CREAS atendeu 93 casos envolvendo abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Até o final do mês de abril de 2020, já foram 28 casos atendidos.

Atendimento

Seguindo a legislação vigente pertinente a pandemia da Covid-19,  (Leis e Decretos, Orientações técnicas, Resoluções do CMDCA), o Conselho Tutelar de Caraguatatuba, segue em atendimento ininterrupto, em regime de plantão, 24 horas por dia; observadas as devidas medidas de proteção.

Não se cale! Faça bonito! Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região.

História

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Medicamentos
Falta de sedativos no Brasil já atinge Caraguatatuba

Stella Maris suspende cirurgias eletivas para garantir estoque de sedativos e bloqueadores musculares para casos de Covid-19 A Casa de Saúde Stella Maris, em acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, suspendeu, temporariamente, as cirurgias eletivas na unidade para garantir que o estoque de sedativos e bloqueadores musculares sejam exclusivos aos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Saúde Publicado em 23/06/2020
Caraguatatuba tem 78% dos pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba tem 218 pacientes recuperados da Covid-19

Dos 347 casos confirmados da Covid-19 em Caraguatatuba, 218 pacientes se recuperaram da doença, ou seja, 62,82% dos infectados, de acordo com a equipe do Canal de Monitoramento de pacientes, ligado a Secretaria de Saúde. O Boletim da Vigilância Epidemiológica registrado nesta segunda-feira (22/06), 103 casos continuam em investigação. Há

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/06/2020
CAPS presta atendimento aos pacientes durante pandemia de Covid-19
CAPS presta atendimento aos pacientes durante pandemia de Covid-19

A pandemia do novo coronavírus teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. É uma doença que não tem cura, os cientistas correm contra o tempo para desenvolver uma vacina eficaz, não há medicamentos específicos e os médicos também estudam qual o melhor protocolo, caso a caso. Não é,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 24/06/2020
Lançamento do ISS Fixo e taxa de licença da Prefeitura de Caraguatatuba está prorrogado para julho
Lançamento do ISS Fixo e taxa de licença da Prefeitura de Caraguatatuba estão prorrogados para julho

O lançamento das taxas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) Fixo e do efetivo exercício do poder de polícia (taxa de licença de funcionamento) da Prefeitura de Caraguatatuba foi estendido para o próximo mês. Os lançamentos das taxas referentes ao efetivo exercício do poder de polícia (taxa de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 23/06/2020
Escritório Regional do Sebrae promove consultoria online sobre retomada do turismo no LN
Escritório Regional do Sebrae promove consultoria online sobre retomada do turismo no LN

Empresários ligados ao turismo das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga têm a chance de participar gratuitamente do Programa Sebrae/SP Solução Setorial Turismo. Trata-se de uma mentoria online gratuita promovida pelo Escritório Regional do Sebrae de São José dos Campos para os empreendedores do setor turístico, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 29/06/2020