Pesquisar No Site

Secretaria de Educação de Caraguatatuba adota medidas de prevenção contra o coronavírus

Publicado em: 17/03/2020
Secretaria de Educação de Caraguatatuba adota medidas de prevenção contra o coronavírus

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba adotou medidas preventivas, temporárias e emergenciais para prevenção de contágio do Covid-19. As medidas – baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil – foram publicadas no decreto nº 1.230, de 16 de março de 2020, no Diário Eletrônico Oficial do Município.

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu gradualmente as aulas nas escolas da rede municipal de ensino, inclusive nas unidades do CIASE, no período de 16 a 20 de março de 2020. A partir do dia 23 de março, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado.

A decisão de suspender as aulas baseia-se na necessidade de evitar aglomerações para prevenir a disseminação do novo coronavírus e assim, evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde.

Até a próxima sexta-feira (20), as escolas continuarão funcionando normalmente – com todos os diretores, professores e funcionários –, com atividades de orientação sobre o Coronavírus para alunos e responsáveis que desejarem participar.

Durante esse período a alimentação escolar será servida normalmente e o transporte escolar municipal será mantido. Serão desenvolvidas atividades escolares para os alunos que comparecerem às escolas. Durante o período de suspensão gradual (de 16 a 20 de março) não será computada a falta do aluno.

Segundo a Secretaria de Educação, a suspensão é gradual para que as famílias possam se organizar até a suspensão total das aulas, que ocorrerá a partir de 23 de março, por tempo indeterminado. A suspensão inclui as atividades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo alerta para que os estudantes não sejam deixados com pessoas idosas.

“Mais uma vez se faz presente a importância da participação familiar no processo educativo das crianças. Orientamos que seja mantido um processo educativo com distanciamento social, pois neste momento não estamos falando de férias escolares. Atividades como leitura de livros, lições dos livros didáticos, vídeos e sites com conteúdo educativo, por exemplo, são atividades importantes de serem praticadas”, cita a Secretaria de Educação.

Atendimento

As unidades escolares funcionarão das 8h às 17h apenas para atendimento aos pais e responsáveis. A Secretaria de Educação orienta que seja dada preferência ao contato telefônico do que ao presencial.

A sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba segue com atendimento ao público. Orienta-se que, preferencialmente, as demandas sejam realizadas por telefone, a fim de evitar aglomeração de pessoas.

A Divisão de Educação Inclusiva informa que, em atendimento às recomendações do Ministério de Saúde e Educação e, com objetivo de prevenir a propagação do Coronavírus, as aulas de libras seguirão as mesmas diretrizes estabelecidas no município.

Estão suspensas as linhas de transporte universitário. Por ora, o período de suspensão segue conforme informações disponibilizadas pelas Instituições de Ensino.

Prova da Guarda Mirim

Fica adiada por tempo indeterminado a aplicação da prova para o Processo Seletivo 2020 da Guarda Mirim. O adiamento se faz necessário para não colocar em risco os candidatos do processo seletivo.

Os inscritos até 15 de março, data final do prazo de inscrição, não terão quaisquer prejuízos em relação ao edital devido ao adiamento. Demais informações serão divulgadas posteriormente.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba

Os serviços de desassoreamento e limpeza de valas prosseguem em toda Caraguatatuba, e essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O trabalho é realizado na Avenida Avelino Alves dos Santos, em uma vala paralela ao campo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 05/03/2024
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. A inscrição pode ser feita até 01 de abril, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/03/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024