Pesquisar No Site

Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus

Publicado em: 04/03/2020
Destaques
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus

“O paciente precisa ter febre, mais um sintoma respiratório; ter voltado há 14 dias de algum país com contágio da doença, conforme já declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); ou ter tido contato com algum paciente suspeito ou confirmado com Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus”.

Este é o perfil do paciente que será enquadrado dentro dos casos suspeitos com coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, conforme explicação da médica Érika Tessari Lanzillo, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, responsável pela capacitação de profissionais da Saúde de Caraguatatuba nesta quarta-feira (04).

“O principal é partirmos de suspeitas baseadas nos critérios do protocolo para não desencadearmos uma série de conduta desnecessária. Lembrando que o paciente com suspeitas pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – qualquer porta de entrada do município”, alerta a médica.

#PraCegoVer: Profissionais de Saúde passam por capacitação no Auditório da Secretaria de Saúde (Foto: Divulgação/PMC)

Em cima desses critérios, estes profissionais receberam instruções sobre o fluxo de notificação da doença durante a capacitação. O objetivo da ação foi estabelecer, entre os profissionais envolvidos, o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão, assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.

Preocupada com a confirmação de dois casos positivos para o Covid-19 no Brasil, na cidade de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu esta capacitação sobre a nova doença a profissionais das redes pública e particular de Saúde do município no Auditório da Secretaria de Saúde.

A apresentação foi exclusiva a convidados da pasta. Cerca de 30 profissionais participaram da capacitação, entre eles, coordenadores médicos da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Além disso, foram também convidados profissionais da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, São Camilo e responsáveis técnicos de laboratórios.

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) aponta que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois confirmados.

Prevenção

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, desde o início do ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificadas com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo coronavírus.

As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.

Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que todos os cuidados contra o Coronavírus já estão sendo tomados. Este novo vírus trata-se de uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Campanha Contra Gripe

O governador João Doria confirmou na última quinta-feira (27/02) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aguarda ainda informações oficiais sobre a antecipação da campanha e divulgará novas datas assim que formalizado o pedido do Estado.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o Novo Coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição
Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição

Disputas acontecem em Caraguatatuba entre os dias 01 e 03 de março com mais de 500 atletas A contagem regressiva já começou e faltam poucos dias para que Caraguatatuba se torne a capital nacional do Beach Tennis para mais uma edição do Champs Open Internacional da modalidade, que será entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de pancadas de chuvas a qualquer momento no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros. De acordo com o

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 05/03/2024
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba

Os serviços de desassoreamento e limpeza de valas prosseguem em toda Caraguatatuba, e essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O trabalho é realizado na Avenida Avelino Alves dos Santos, em uma vala paralela ao campo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 05/03/2024
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024