Pesquisar No Site

Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Destaques
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Caraguatatuba se destaca das demais cidades do Litoral Norte por ser a primeira a implementar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com melhorias visando a responsabilidade do gerenciamento de resíduos no município.

Um dos exemplos desta preocupação da Prefeitura foram as instalações dos três Ecopontos existentes nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Em dois anos de implantação foram 7.269 toneladas de resíduos recebidos e reciclados.

#PraCegoVer: Fachada Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Materiais que normalmente eram descartados irregularmente em vias públicas, desde 2018, com a construção do primeiro Ecoponto, no bairro Golfinhos, tem a destinação correta. Os munícipes podem levar voluntariamente os materiais nos três locais.

Dados atualizados mostram que além dos resíduos (construção civil, massa verde, volumosos, madeiras), os Ecopontos já receberam mais de 2,5 mil pneus, 205 litros de óleo, 360 kg de pilhas, além de centenas de outros materiais como móveis (sofás, armários, camas, etc), colchão, entre outros.

As pilhas são destinadas corretamente para uma indústria em São Paulo que reaproveita o material. A troca não tem nenhum custo para a Prefeitura e o envio é feito anualmente.

O óleo de cozinha é doado para uma ONG, que vende o óleo e em troca doa mudas de árvores para a Prefeitura que usa na arborização urbana do município.

Papelão, plástico e alumínio são direcionados às cooperativas como fonte de geração de renda aos cooperados. Os pneus, pela logística reversa, são entregues para uma empresa que retira quinzenalmente na cidade.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos. Os Ecopontos colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto, é necessária a participação de todos.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fiscalização de Caraguatatuba vistoria 290 estabelecimentos durante feriado prolongado
Fiscalização de Caraguatatuba vistoria 290 estabelecimentos durante feriado prolongado

A força tarefa de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba vistoriou cerca de 290 estabelecimentos comerciais durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Deste total, 34 foram fechados por estarem funcionando fora do horário determinado neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Frequentadores de feiras livres sem máscaras foram orientados

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 15/06/2020
Prefeitura de Caraguatatuba segue protocolo do Detran-SP e libera funcionamento de CFCs
Prefeitura de Caraguatatuba segue protocolo do Detran-SP e libera funcionamento de CFCs

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) estabeleceu diversos protocolos sanitários para a reabertura dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com base na liberação do Detran-SP, a Prefeitura de Caraguatatuba autorizou a abertura das autoescolas, mediante a observação de procedimentos de distanciamento social e higienização

Leia Mais Notícias Secretaria de Assuntos Jurídicos Publicado em 30/06/2020
Tribunal de Contas aprova contas de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba
Tribunal de Contas aprova contas de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) aprovou, em sessão online realizada na terça-feira (23/06), as contas de 2018 da administração do atual prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. A sessão foi comandada pelo presidente da 2ª Câmara do TCE/SP, Renato Martins Costa. O relator substituto de conselheiro do TCE/SP,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 24/06/2020
Covid-19: Caraguatatuba já tem 65% dos pacientes positivos recuperados da doença
Covid-19: Caraguatatuba já tem 65% dos pacientes positivos recuperados da doença

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, 65% dos pacientes que testaram positivo para Covid-19 na cidade já se recuperaram. Ou seja, já são 303 pacientes curados da doença dos 477 casos positivos confirmados na cidade. Esses casos de Covid-19 são acompanhados pelo Canal de Atendimento da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/07/2020
Instituto Federal de Caraguatatuba realiza chamada pública para conseguir apoio para doação de microcomputadores aos estudantes
Instituto Federal de Caraguatatuba realiza chamada pública para conseguir apoio para doação de microcomputadores aos estudantes

Em decorrência da pandemia do (novo coronavírus) Covid-19 que vêm impossibilitando a continuidade das aulas presenciais. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba por meio do edital nº 193/2020 de 09 de junho, realiza uma chamada pública que visa atrair apoio de pessoas jurídicas de direito privado, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/06/2020