Pesquisar No Site

Prefeitura inaugura UPA 24 horas na Região Sul nesta quarta-feira (19/02)

Publicado em: 17/02/2020
Prefeitura inaugura UPA 24 horas na Região Sul neta quarta-feira (19/02)
Prefeitura inaugura UPA 24 horas na Região Sul nesta quarta-feira (19/02)

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura nesta quarta-feira (19/02), a partir das 17h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul para atendimentos de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim.

#PraCegoVer: Uma das salas de medicação da UPA SUL, equipadas para melhor atender a população (Foto: Divulgação / PMC)

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês.

O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

#PraCegoVer: Uma das salas de medicação da UPA SUL, equipadas para melhor atender a população (Foto: Divulgação / PMC)

Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue sair da UPA para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

 

Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

#PraCegoVer: A base do SAMU, localizada ao lado da UPA SUL, que também será inaugurada no dia 19 de fevereiro (Foto: Divulgação / PMC)

A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação. A equipe que ficará na base da UPA Sul é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida que neste momento fica na base do Porto Novo). A equipe conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024