Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para discutir regulamentações

Publicado em: 11/02/2020
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para discutir regulamentações
Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para discutir regulamentações

Na tarde dessa segunda-feira (10/02), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu com taxistas e motoristas de aplicativo para conversar sobre a necessidade da normatização das atividades.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, e a diretora de Transportes, Alessandra Souza.

As reuniões ocorreram separadamente e cada categoria pode destacar suas necessidades específicas. Ao final do encontro, ambas as categorias ficaram de eleger representantes para formação de uma comissão paritária visando elaborar um decreto para regulamentação dos serviços.

A ideia é oferecer a todos mais segurança e melhores condições de trabalho.  A partir dessa reunião, as categorias ficaram de procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana para dar sequência aos processos.

 

Taxistas

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior se reúne com taxistas para discutir regulamentações (Foto: Divulgação/PMC)

Cerca de 15 taxistas participaram da conversa com o prefeito, onde discutiram a necessidade de atualização do decreto que trata da atividade, além da representatividade da classe, que precisa ser formalizada.

Uma eleição deve acontecer em maio, conforme estabelecido no decreto vigente, com objetivo de eleger um presidente que irá representar a classe. Para dar seguimento aos trabalhos, no momento os taxistas deverão definir representantes para formação de uma comissão paritária (quatro taxistas + quatro representantes do poder público).

Além disso, também foi discutida a necessidade de regulamentação dos transportes por aplicativo e também da necessidade de criar novos formatos de trabalho, mantendo a legalidade.

Uma das propostas do prefeito Aguilar Junior foi da aquisição de um aplicativo exclusivo para modernizar a prestação do serviço.

“Estamos dispostos a fazer o possível sempre, dentro da legalidade, para proporcionar a todos melhores condições de trabalho. Estamos dispostos a investir em ferramentas e fiscalização, então, precisamos que se organizem para que possamos viabilizar essas demandas”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Para o taxista Leandro Julio, esse encontro foi um importante passo de aproximação da prefeitura com o segmento.

“Nunca tivemos a oportunidade de conversar sobre nossas necessidades e novas propostas. Essa abertura do prefeito foi muito importante. A possibilidade de termos um aplicativo pode trazer mais facilidade e ampliar nosso atendimento. Precisamos buscar novas formas, mantendo sempre nossa qualidade”, explicou.

 

Motoristas de Aplicativo

Após a conversa com taxistas, foi a vez dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99. A preocupação e necessidade dos representantes com relação à regulamentação foi o foco da reunião.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior se reúne com taxistas para discutir regulamentações (Foto: Divulgação/PMC)

Para eles também é necessário criar um formato mais rigoroso no município para garantir oportunidades aos motoristas da cidade que fazem da atividade sua renda principal.

De acordo com o motorista Luciano, é preciso estabelecer formas de proteger tanto a classe quanto os usuários. “Estamos dispostos a formar uma comissão para que junto com a prefeitura possamos estabelecer uma regulamentação no município”, destacou.

Além de disponibilizar a equipe técnica para o desenvolvimento desse projeto, o prefeito Aguilar Junior também citou a possibilidade de proporcionar tanto aos taxistas, quanto aos motoristas de aplicativo, alguns cursos de aperfeiçoamento, finanças e até mesmo de atendimento voltado para o turismo.

Ao final, os motoristas se comprometeram a mobilizar os grupos da cidade para realização de um pré-cadastro, a fim de montar a comissão para seguir com os processos de normatização.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024