Pesquisar No Site

Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada

Publicado em: 07/02/2020
Destaques
Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada
Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06/02) uma reunião do Circuito Litoral Norte Paulista na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Logotipo do Circuito Litoral Norte Paulista . (Imagem: Divulgação /PMC)

Estiveram presentes os prefeitos Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Delcio Sato, de Ubatuba; Maria das Graças Ferreira (Gracinha), de Ilhabela; e o secretário de Governo de São Sebastião, Luiz Carlos de Carvalho.

Na pauta constaram assuntos como a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos voltados ao Litoral Norte.

A iniciativa sugere a criação de estações de transbordo que são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.

Nas estações de transbordo, os resíduos são compactados e colocados em carretas de maior capacidade que levam os resíduos até o aterro sanitário.

A iniciativa resultará numa significativa redução orçamentária com relação às verbas destinadas ao transporte dos resíduos, além da circulação de caminhões pelas rodovias que cortam a região.

Atualmente os resíduos coletados nas cidades do Litoral Norte são enviados para aterros sanitários em Tremembé ou Jambeiro. Porém, os municípios sofrem com o transporte na alta temporada e quando há interdições na Rodovia dos Tamoios por conta de chuvas, cujos acumulados ultrapassem os 100 milímetros.

#PraCegoVer: Representantes do Circuito Litoral Norte Paulista durante reunião. Estão sentados em cadeiras de madeiras e reunidos ao redor de mesa com tampo branco (Imagem: Divulgação /PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, compartilhou com os outros prefeitos as ações pertinentes à questão da administração de resíduos, já realizadas em Caraguatatuba.

O município, por exemplo, dispõe de três Ecopontos distribuídos nas regiões Norte, Sul e Centro. Os Ecopontos são áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem, destinadas ao recebimento de resíduos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

O programa de coleta seletiva é outra realidade no município e os números apontam que tanto os munícipes quanto os veranistas estão atentos e aderindo às boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A coleta seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas.

 

Qualificação e Esporte

Outro item pautado pelos representantes do Circuito Litoral Norte foi um encontro com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O objetivo do encontro é viabilizar a implantação no Litoral Norte de sedes do chamado Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, SESC, SESI e SENAC). O encontro está pré-agendado para acontecer no mês de março, na cidade de Ubatuba.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância das formações em parceria com o SENAI. “Realizamos 18 cursos em 2019 e tivemos resultados muito positivos com a absorção da mão de obra, melhor qualificação de profissionais já atuantes e a geração de oportunidades para jovens com uma formação reconhecida pelo mercado. Para 2020 já temos 15 cursos programados, iniciando no dia 10 de fevereiro com o curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos da linha branca”, disse.

 

Recursos hídricos

Para o próximo encontro com os representantes do Circuito Litoral Norte Paulista será colocado em pauta o tema Gestão de Recursos Hídricos.

A intenção é de viabilizar uma reunião com representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) para tratar dos eventos e ações para avaliação das propostas para aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) destinados ao CBH-LN.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue com o cronograma de palestras informativas sobre Gravidez na Adolescência, para as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Na última semana, o Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”, no Massaguaçu, foi palco

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 01/03/2024
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente

O projeto Eficiência Solidária da EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, chega em Caraguatatuba nesta terça-feira (12/3) para a troca gratuita de 3 mil lâmpadas ineficientes por LEDs. A tenda do projeto da EDP permanece na cidade até o dia 30 de março, na Praça Candido Mota, região central,

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/03/2024
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que o Circuito Mirim de Natação está cancelado neste sábado (9) pela Federação Aquática Paulista, devido a interdição temporária da serra antiga da Tamoios em função das chuvas. A medida foi adotada por conta da dificuldade dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024