Pesquisar No Site

Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 têm até dia 30 de junho para se alistar no serviço militar

Publicado em: 04/02/2020
Jovens de Caraguatatuba têm até 30 de junho se alistar no serviço militar obrigatório
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 têm até dia 30 de junho para se alistar no serviço militar

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino nascidos em 2002, devem fazer o alistamento militar pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/.

Todo brasileiro, do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no serviço militar. O prazo termina no dia 30 de junho (terça-feira). Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF, RG, email e telefone.

#PraCegoVer: Jovens de Caraguatatuba durante o juramento à Bandeira Nacional em 2019. (Foto: Divulgação/PMC)

Quem não tem acesso à internet pode utilizar os computadores do Acessa São Paulo. É necessário ir ao local munido de um documento de identificação com foto e fazer um cadastro digital para usar o serviço de internet gratuita do posto.

O Acessa SP fica na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (localizada na Av. da Praia), 140 – Centro. O horário de atendimento vai das 11h às 17h. O telefone é (12) 3883-3042. O outro Posto do Acessa SP está localizado no Poupatempo, na Av. Rio Branco, 955 – Indaiá (Em frente à EE Colônia dos Pescadores). O local funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira e sábado, das 9h às 13h.

Os jovens nascidos antes de 2002 que ainda não se alistaram têm até o dia 30 de junho para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré. O atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 16h30. É necessário pagar a multa de R$ 4,44 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares.

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. O atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.

 

Paulo Henrique dos Santos
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024