Pesquisar No Site

1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (10) em Caraguatatuba

Publicado em: 06/02/2020
Caraguatatuba realiza neste sábado (15) o Dia D da Vacinação contra Sarampo
1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (10) em Caraguatatuba

Na próxima segunda-feira (10/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo, que será focada em crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos.

#PraCegoVer: Enfermeira vacina homem que aparece de costas, vesstindo com camisa preta (Foto: Divulgação/PMC)

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Tabatinga, e qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteirinha de vacinação.

A campanha segue até o dia 13 de março e tem como objetivo imunizar aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.

Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

Em 2019, foram registrados 11 casos positivos da doença no município, sendo um deles na faixa etária de cinco e 19 anos. Nenhum dos casos veio a óbito.

No Dia D de mobilização, que está marcado para dia 15 de fevereiro (sábado), estarão abertas as UBS’s do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Sumaré e Massaguaçu.

Sintomas

A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Próxima etapa

A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo será realizada do dia 03 ao 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para dia 22 de agosto. Nessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. O kit do programa contém um livro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024