Pesquisar No Site

Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

Publicado em: 23/01/2020
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio desta nota informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – conta com uma Central de Regulação Operacional localizada no município de São Sebastião, sendo responsável pela regulação das ocorrências nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota em sua página de uma rede social, informando problemas na principal linha telefônica que é responsável pela liberação das demais chamadas (nota na íntegra no final).

O porta-voz da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Andre Leandro, esclarece que os problemas na Central de Regulação em São Sebastião impactam diretamente o atendimento em nosso município.

“O sistema informatizado ficou indisponível havendo a necessidade de operação manual das ocorrências, mas esta questão foi solucionada. Permanece indisponível o sistema de rádio comunicação o que afeta o controle de despacho das ocorrências e a comunicação entre as equipes”, disse.

Na prática, o que ocorre é que sem o sistema de rádio comunicação não é possível controlar e acompanhar a localização das ambulâncias, impactando o tempo de resposta do atendimento das equipes, que precisam retornar à base para receberem nova ocorrência.

A indisponibilidade no serviço de rádio comunicação afeta também a comunicação entre as equipes de atendimento com o médico regulador, levando os funcionários a utilizarem seus telefones particulares para realizarem o contato.

Nota da Prefeitura de São Sebastião

Em nota publicada hoje (23/01) na página do Facebook, “a Prefeitura de São Sebastião informou que na madrugada desta quinta-feira (23) a principal linha telefônica do SAMU que é responsável pela liberação das demais chamadas enfrentou problemas. Técnicos da empresa VIVO foram chamados e estão trabalhando para solucionar o ocorrido.

A Prefeitura informa que em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, os usuários e munícipes podem ligar no telefone 193 (Bombeiros) que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio”.

SAMU

O serviço que funciona de forma ininterrupta, 24h por dia, recebendo ligações e prestando atendimento de urgência e emergência a cerca de 350 mil habitantes, das quatro cidades que compõe a regional Litoral Norte.

No SAMU, o primeiro atendimento é prestado por telefonistas, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024