Pesquisar No Site

Coleta Seletiva registra aumento de 90% durante alta temporada

Destaques
Coleta Seletiva registra aumento de 90% durante alta temporada
Coleta Seletiva registra aumento de 90% durante alta temporada

O Programa da Coleta Seletiva da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no período de fim de ano, de 15 de dezembro a 15 de janeiro, o recolhimento de 150 toneladas de material reciclável, gerando um crescimento de quase 90%.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na baixa temporada, este número cai para 80 toneladas por mês. No mesmo período também, a SMAAP recebeu cerca de 50 ligações de munícipes e veranistas para agendamentos, sugestões e solicitações.

“Este contato da população só reforça que a reciclagem está cada vez mais se tornando um hábito na rotina das pessoas”, destaca o chefe de Meio Ambiente da SMAAP, Reinaldo Gomes Dias dos Santos.

#PraCegoVer: caminhão da Coleta Seletiva pintado de azul está parado na rua, lotado de materiais; homem de uniforme azul está correndo ao lado. (Foto: Divulgação/PMC)

A Coleta Seletiva conta com dois caminhões que percorrem de Norte a Sul da cidade, passando nas residências conforme programação dos bairros. O cronograma está disponível no site da Prefeitura, no link: (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/).

É importante que a população descarte os recicláveis em horário próximo ao período da coleta, evitando deixar um dia antes. Se possível, lave bem e seque os materiais antes de disponibilizar. Assim, evitará atração de vetores (moscas, abelhas, etc).

Além do lixo orgânico, existem outros materiais que não devem ser descartados para Coleta Seletiva, como papel-carbono, etiqueta adesiva, fotografias, filtro de cigarros, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panela, tomadas, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cerâmicas, pilhas e baterias de celular. Alguns devem ser devolvidos aos fabricantes ou depositados em coletores específicos.

A separação do lixo orgânico e do reciclável ajuda a conservar o meio ambiente, melhora a qualidade de vida, reduz gastos para o município e gera emprego e renda, por meio das duas cooperativas de reciclagem, existentes na cidade.

Nos locais, os materiais são triados, gerando renda aos cooperados e voltando para o ciclo comercial como mercadoria.

Dúvidas, informações, agendamentos e reclamações podem ser obtidos pelo telefone (12) 3897-2530.

 

 

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de pancadas de chuvas a qualquer momento no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros. De acordo com o

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 05/03/2024