Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza instruções preventivas contra o Coronavírus

Publicado em: 31/01/2020
Caraguatatuba realiza preparo preventivo para profissionais da Saúde contra Coronavírus
Caraguatatuba realiza instruções preventivas contra o Coronavírus

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta semana todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificados com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo Coronavírus.

#PraCegoVer: Imagem ilustra a forma do coronavírus (Foto: Divulgação)

As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.

Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que não há no município nenhum caso suspeito, mas ainda assim, todos os cuidados contra os coronavírus, que são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Diante da emergência por doença respiratória, causada por agente novo coronavírus (2019-nCoV), conforme casos detectados na cidade de Wuhan, na China e considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais cuidados preventivos contra os coronavírus devem ser lavar as mãos com água, sabão ou álcool; cobrir boca ao tossir e nariz ao espirrar; evitar contato fechado com pessoas gripadas; cozinhar completamente alimentos e ovos; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato sem proteção com animais silvestres ou animais de fazenda.

Novo coronavírus

De acordo com informações do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren), o novo coronavírus é um tipo de vírus que recebe o nome de coranavírus (corona significa coroa em Italiano e Espanhol), porque no microscópio parece uma coroa. Pode infectar animais e pessoas e causar doenças respiratórias, como resfriados, pneumonias, entre outros.

Os sintomas da doença são febre, tosse, falta de ar, e, até em casos mais graves, pneumonia, síndrome respiratória aguda e até insulficiência renal; problemas gástricos e diarreia.

A origem da doença foi, provavelmente, algum mercado da cidade chinesa de Wuhan, onde são vendidos animais vivos para alimentação humana.

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Funcionários da limpeza pública recebem orientações sobre o novo coronavírus
Funcionários da limpeza pública recebem orientações sobre o novo coronavírus

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) recebem orientações relacionadas ao novo coronavírus. A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau) vai a cada uma das Regionais da Sesep ainda hoje (20/03). Na oportunidade, os funcionários receberam informações sobre a prevenção, o que é eficaz e o que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 20/03/2020
https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/03/procon-de-caraguatatuba-autua-atacadista-e-multa-por-chegar-a-r-200-mil-por-produtos-vencidos/
Procon de Caraguatatuba autua atacadista e multa pode chegar em R$ 200 mil por produtos vencidos

Os fiscais do Procon de Caraguatatuba estiveram na manhã desta segunda-feira (30/04) em mais um atacadista para averiguar denúncia de majoração de preços. No local, constataram que mais de 20 quilos de embutidos estavam com data de validade vencida. Este é o segundo caso em dois dias úteis e a

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 30/03/2020
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem fazer curso gratuito de Libras
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem fazer curso gratuito de Libras

Em mais uma parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola de Governo de Caraguatatuba abre inscrições para servidores realizarem capacitação. Desta vez, o curso ofertado é da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Com início no dia 2 de abril, os interessados devem preencher a solicitação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 12/03/2020
Empresa de transporte coletivo divulga horários reduzidos de linhas

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, COMUNICA, que em razão do inciso XII, do artigo 2º, do Decreto Municipal nº 1234/2020, que estabeleceu diretrizes para prevenção e enfrentamento à COVID-19, a Concessionária do Transporte Coletivo de Passageiros, Praiamar Transportes, operará conforme quadro

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 24/03/2020
Ecopontos e Coleta Seletiva retomam atendimento nesta semana
Ecopontos e Coleta Seletiva retomam atendimento nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba retoma nesta segunda-feira (30/3), o atendimento nos três Ecopontos do município, instalados nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Coleta Seletiva também será reativada a partir de terça-feira (31/3). Os serviços estavam suspensos devido às medidas de prevenção do novo coronavírus. A Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/03/2020