Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue no Hemocentro de São José dos Campos

Publicado em: 07/01/2020
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue no Hemocentro de São José dos Campos
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue no Hemocentro de São José dos Campos

“Você agora faz parte da vida de alguém. Obrigado por doar.” Esta foi a mensagem recebida por Ana Caroline Furtado, uma das doadoras de sangue aptas que partiram de Caraguatatuba para o Hemonúcleo de Taubaté na última campanha de 2019 realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba. 

#PraCegoVer: Foto de uma em menina com braço esticado, deitada em cadeira, doando sangue. (Foto: Divulgação/PMC)

Desta vez, doadores interessados na ação, poderão colaborar com o Hemocentro de São José dos Campos nos dias 7 e 14 de fevereiro de 2020. A finalidade da doação é abastecer o banco de sangue, uma vez que há uma elevação no número de acidentes de trânsito na época do carnaval. 

Até o momento, foram preenchidas cinco vagas. Moradores de outras cidades do Litoral Norte interessados em participar da ação devem entrar em contato com a organização para ajustarem os horários e criar um método que ajude o doador a chegar à Caraguatatuba.

Os doadores terão três opções disponíveis para encontro na cidade. Um na região sul, outro na região norte e mais um no centro. O horário do encontro está previsto para as 6h, já que o atendimento no Hemocentro se inicia às 7h.

 Fabiana Nogueira, moradora de Caraguatatuba, é uma das organizadoras e alerta para algumas instruções e restrições para a doação. “É necessário que a pessoa esteja ciente e leia atentamente todas as prescrições”, completou.

Para esta campanha de janeiro, os interessados podem entrar em contato diretamente com os organizadores pelo telefone: (12) 99198-8701 (Fabiana Nogueira) ou (12) 99156-9674 (Rita Brugnerotti).

Todo o transporte e logística foram organizados pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Além desta campanha, a Prefeitura de Caraguatatuba também já prevê uma mobilização para abril de 2020. A Secretaria de Saúde informa para a campanha de abril, que interessados devem entrar em contato pelo telefone 3897-2190 ou pelo whatsapp (12) 99709-7169 e tratar com Zaqueu.

 Confira algumas das condições básicas para doação:

Idade: entre 18 e 69 anos.
Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.

Peso:
– Homens igual ou maior que 50 kg.
– Mulheres igual ou maior que 51 kg.
Intervalo entre as doações:
– Mulheres: 90 dias/ 3 doações por ano
– Homens: 60 dias/ 4 doações por ano

No dia da doação:

É obrigatório apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o R.G, dormir bem (pelo menos 6 horas antes da doação); evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas; após refeições fartas, como o almoço e jantar, aguardar três horas para doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; ingerir bastante água antes e depois da doação; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação, não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas (como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc).

Não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:
– Hepatite após os 11 anos de idade
– Diabetes tipo I e Diabetes tipo II insulinodependentes
– Lepra (Hanseníase)
– Doença de Chagas
– Malária (maleita)
– Portador do vírus HIV
– Câncer

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024