Pesquisar No Site

Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal

Publicado em: 30/01/2020
Destaques
Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal
Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal

A volta às aulas se aproxima e na próxima terça-feira (04/02), as escolas da rede pública de Caraguatatuba receberão mais de 20 mil estudantes para o novo ano letivo. No total são 56 unidades, sendo 52 escolas, duas creches conveniadas e dois Centros Integrados de Ações Socioeducativas (CIASE).

#PraCegoVer: Imagem de três adolescentes, sendo duas meninas e um menino. Eles posam para foto e estão sorrindo. Há um pequeno quadro onde os mesmos adolescentes estão encostados numa grade amarela posando para foto. (Imagem: Divulgação /PMC).

Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma complexa estrutura composta por mais de 2.800 servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras, agentes administrativos.

Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além dos servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção e entre outros importantes setores.

O ano letivo de 2020 começa com muitas novidades. Entre elas, estão ações de valorização de boas práticas dos servidores da Rede Municipal de Ensino, conjuntamente ao trabalho de implantação do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essas ações são pautadas na concepção da educação integral, no qual o aluno é trabalhado nas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Outra novidade para este ano é o calendário escolar. Ele seguirá os recessos propostos pela rede estadual de ensino. Na rede municipal, o calendário foi colocado em votação e foi definida a opção com duas pausas de recesso: nos meses de abril e outubro, além das habituais em julho e dezembro, assim como os demais municípios e Rede Estadual.

#PraCegoVer: Imagem de três crianças, duas meninas e um menino, vestidos com uniforme escolar de Caraguatatuba. Eles jogam folhas ao ar. Há um pequeno quadro com uma imagem das mesmas crianças brincando em uma gangorra. (Imagem: Divulgação /PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, relata que as unidades escolares estão empenhadas em receber alunos, professores e funcionários, com muito carinho na organização dos espaços e dos materiais.

“A rede municipal de ensino de Caraguatatuba está sempre comprometida com os saberes. Organizamos a recepção aos docentes e alunos com um calendário diferente, uma proposta que foi construída ao longo dos anos e com muita colaboração”, disse.

A secretária aproveita para ressaltar mais uma vez, a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças e convida os pais e responsáveis para se envolverem nas atividades.

“A primeira reunião de pais acontecerá no sábado, dia 15 de fevereiro, quando comemoraremos o Dia Municipal da Família na Escola. Este momento foi pensado para que os pais e responsáveis possam conhecer melhor os professores e funcionários da escola. Eles também receberão informações sobre a rotina escolar dos alunos, os cuidados necessários para seu melhor desenvolvimento e o calendário letivo”, explica.

O prefeito Aguilar Junior também compartilhou novidades para o ano letivo. Nos próximos meses, serão inauguradas duas novas unidades escolares: uma EMEF no bairro Jetuba e um CEI no bairro Golfinhos, totalizando mais de 946 vagas para atender nossas crianças.

O prefeito também informou que, como parte das boas-vindas, os alunos receberão os kits escolares no primeiro dia de aula.

“Todos os anos os kits são preparados com muito carinho para nossas crianças. Esse ano eles têm um diferencial: foram personalizados com fotos de alunos da rede e participantes do projeto Guarda Mirim. São duas opções de capa, uma para o Ensino Fundamental I e outra para o Fundamental II. Sabemos que a distribuição do kit escolar é uma importante ação. Não medimos esforços para incentivar os alunos, contribuir para o aprendizado e colaborar com a economia das famílias. Esperamos que cada estudante faça o melhor proveito desse material e que ele possa contribuir para o aprendizado e conhecimento. Desejamos bom retorno a todos os alunos e educadores”, finalizou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a aquisição de uniformes também está em estudo pela pasta.

#PraCegoVer: Imagem dos materias que compõem o kit escolar para o ano letivo de 2020 do município do Caraguatatuba . (Imagem: Divulgação /PMC)

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024