Pesquisar No Site

Caraguatatuba é destaque no cenário de voo livre no Brasil

Publicado em: 10/01/2020
Caraguatatuba é destaque no cenário de voo livre no Brasil
Caraguatatuba é destaque no cenário de voo livre no Brasil

São pouco mais de 20 minutos para decidir se quer mesmo conhecer Caraguatatuba de cima. Isso mesmo, é o tempo para sair da área de pouso no Clube de Vôo Caiçara (Avenida da Praia), subir a estrada do Morro Santo Antonio e chegar às rampas que dão a liberdade de voar!

#PraCegoVer: Duas pessoas sobrevoam sobre a cidade de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

A 325 metros de altura, o barulho do nylon se desenrolando, o velame se abrindo e o friozinho na barriga chegando. Tudo decidido, chega a hora de sentar na cadeirinha junto ao piloto e decolar para o mundo.

Essa é a visão de um iniciante na prática do paraglider (parapente) em voo duplo pelos ares de Caraguatatuba. A cidade é considerada a segunda melhor do litoral brasileiro para voar, atrás apenas do Rio de Janeiro, considerado o berço do voo livre no País.

Tanto é a fama que em 2019 foi aprovada a criação do Festival Municipal de Voo Livre Auracy Mansano, evento este que já consta no Calendário de Eventos para ser realizado no dia 26 de abril deste ano.

“Temos o melhor lugar para decolar, a vista daqui é maravilhosa com esse mar, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba visíveis, a Mata Atlântica”, conta o instrutor  Silvio Luis Ramos, um dos nove credenciados para fazer o voo duplo na cidade. Confira os outros no site http://turismocaragua.com.br/servicos.

Para o profissional, o que atrai tantos pilotos para a cidade são as condições oferecidas como o acesso à pista totalmente calçado pela Prefeitura de Caraguatatuba, a área de pouso com estrutura para atender familiares que aguardam os apaixonados pelo ar, a facilidade de se ter vento de leste predominante quase que o ano inteiro.

“Aqui chegamos às rampas em até 20 minutos, enquanto em vários lugares do Brasil leva-se mais de 1h30 com acesso por estradas de terras e sem apoio para o pessoal que está no solo”, compara.

“Sem contar a receptividade para todos os visitantes que vêm de fora com ótimos hotéis e restaurantes”, complementa.

A informação é referendada pelo presidente do Clube de Voo Caiçara, Carlos Eduardo Tosetto dos Santos, que contabiliza uma média de 30 voos diários saindo da chamada rampa leste.

Para ele, quem nunca voou se impressiona com o visual. “São cerca de 20 minutos no ar que se tornam uma experiência para toda uma vida”.

É o que conta a comerciante de Caraguatatuba, Nancy Yumi Kikuchi, que fez seu primeiro salto no começo deste ano com Sílvio Ramos. Há anos ela tentava o feito, mas sempre alguma coisa atrapalhava. Este ano realizou o sonho e foi muito melhor do que esperava.

É uma experiência ímpar, muito bom. Devia ter saltado antes. Mas a partir de agora, com certeza farei novos voos. Super indico para quem quer ter esse gostinho”.

Agora, se a pessoa já é experiente, tem seu próprio equipamento, pode ficar plainando por cerca de três horas se pegar a corrente, a térmica certa.

“O que posso dizer é que Caraguatatuba é um lugar perfeito para se voar, curtir essa natureza e se integrar a ela”, diz Tosetto.

E se o tempo não ajudar? Hoje é possível saber até com cinco dias de antecedência se vai dar vento ou não!

Mas se mesmo assim não deu vento, pode-se aproveitar Caraguatatuba com suas praias, pontos turísticos, comércio, o que dificilmente vai se achar em outro lugar!

Quanto custa essa experiência? Em torno de R$ 250 com direito a transporte até o morro, voo, seguro de vida.  Quer se sentir totalmente livre? A dica é fazer o curso, que dura três meses (R$ 3 mil) com aulas teóricas e práticas.

Ah, essa experiência também pode ser feita com voo duplo de Asa Delta. A saída é também da rampa leste, mas com uma específica para o salto.

 

Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024